Topo

PM e Guarda retiram ex-ocupantes da favela da Telerj de acampamento no Rio

O grupo que tentou resistir à retirada chegou a fazer um cordão humano no local. Não houve sucesso - Reprodução/Facebook
O grupo que tentou resistir à retirada chegou a fazer um cordão humano no local. Não houve sucesso Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, no Rio

18/04/2014 10h48

Homens do grupamento de operações especiais do Guarda Municipal retiraram, durante a madrugada desta sexta-feira (18), os ex-ocupantes da prédio vazio da Oi que continuavam acampados em frente à sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na região central da capital fluminense. Cerca de 50 pessoas tiveram que deixar o local.

O BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) intervieram no momento em que os ex-ocupantes, resistentes à retirada, começaram a jogar pedras e outros objetos em direção aos policiais e guardas. Houve correria e tumulto, mas não foram utilizadas armas não letais.

Uma parte dos ex-ocupantes se dirigiu para a avenida Presidente Vargas, nos arredores do Centro Administrativo São Sebastião, sede da prefeitura, enquanto funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) faziam a limpeza do entorno do edifício.

Até a última sexta-feira (11), as famílias ocupavam o terreno da empresa de telefonia, situado no bairro do Engenho Novo, na zona norte da cidade. Eles foram retirados do local pela Polícia Militar, que cumpriu ordem de reintegração de posse deferida pela Justiça.

Os ex-ocupantes querem que a prefeitura pague aluguel social, e discordam da solução apresentada pela administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que iniciou o cadastramento das famílias para possivelmente inseri-las no programa Minha Casa, Minha Vida.