Topo

Salvador teve mais de uma morte por hora durante greve da PM

Soldados da Força Nacional vigiam o Shopping Iguatemi, em Salvador - Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo
Soldados da Força Nacional vigiam o Shopping Iguatemi, em Salvador Imagem: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Maceió

18/04/2014 10h09

Pelo menos 44 pessoas foram mortas em Salvador e nas cidades da região metropolitana durante o período de greve da Polícia Militar (PM). Levando em conta a média diária registrada pela Grande Salvador em dias comuns, o número de mortes é quase quatro vezes maior.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, mas ainda podem sofrer atualização para mais até o final desta sexta-feira (18).

O número de mortes superou a média de uma morte por hora. A greve dos policiais durou 43 horas --começou por volta das 20h da terça-feira (15) e terminou após assembleia às 15h dessa quinta-feira (17).

Somente na quarta-feira (16), 36 pessoas foram assassinadas na Grande Salvador. Em dados ainda parciais, a SSP contabilizou sete pessoas mortas até as 15h dessa quinta.

Apesar do fim da paralisação, o governo anunciou que vai manter o Exército nas ruas pelo menos até a próxima semana. Durante a greve, mais de 50 pessoas foram presas por conta de assaltos e arrastões na cidade

Em ofício enviado ao governo, a Procuradoria Geral da República pediu máximo rigor na apuração das mortes, para identificar possíveis grupos de extermínio que teriam se aproveitado da paralisação.

Comparação

Em 2013, também segundo dados da SSP, a região metropolitana da capital baiana registrou 2.213 homicídios, o que dá uma média de seis mortes por dia

O índice de mortes durante essa greve é maior que a média registrada na greve de 2012, quando nos 10 primeiros dias 157 pessoas foram mortas –média de 15,7 por dia.

Naquele ano, durante a paralisação, a Polícia Civil chegou a identificar milícias que seriam responsáveis por assassinatos na região metropolitana.