Topo

Polícia de Pernambuco faz maior apreensão de cocaína do ano

Polícia de Pernambuco faz maior apreensão de cocaína do ano - Divulgação/PM-PE
Polícia de Pernambuco faz maior apreensão de cocaína do ano Imagem: Divulgação/PM-PE

Aliny Gama

Do UOL, no Recife

20/04/2014 13h04

A PF (Polícia Federal) em Pernambuco divulgou neste domingo (20) que fez a maior apreensão de pasta base de cocaína registrada em Pernambuco este ano: 52,1 quilos, que estavam escondidos em uma carreta que passava pelo município de Xexéu (a 139 km de Recife). A cocaína, interceptada na quinta-feira (17), vinha do Mato Grosso.

A droga estava dividida em 50 tabletes e escondida na cabine da carreta, que levava bolsas plásticas até Vitória de Santo Antão (a 51 km de Recife). O caminhão estava parado num posto fiscal quando foi vistoriado pela PF.

Esta é a 11ª apreensão de drogas feita pela PF em Pernambuco este ano. Até a agora foram interceptados 132,1 kg de pasta base de cocaína, 79,5 kg de maconha e 17,1 kg de cocaína pura. Doze pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas.

A polícia informou que a droga foi fabricada na Bolívia e seria usada para abastecer vários pontos de venda de crack na região metropolitana do Recife, como Olinda, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho.

Caso os 52,1 quilos de pasta base fossem transformados em crack eles renderiam 156 quilos da droga, o que corresponde a aproximadamente 625 mil pedras.

Segundo a PF, o motorista Lauro José Schutz, 50, estava acompanhado da mulher e dos dois filhos, de 1 e 3 anos, quando transportava a droga. Em depoimento, Schutz disse que recebeu uma proposta de ganhar R$ 30 mil de dois homens, que não tiveram a identidade revelada, para transportar a droga do Mato Grosso até Vitória de Santo Antão.

Ele disse que aceitou por estar em situação financeira difícil e que foi a primeira vez que fez este tipo de transporte. A PF disse que o motorista não tem antecedentes criminais.

A mulher e os filhos estão em abrigo aguardando ajuda financeira da família para retornar ao Mato Grosso. A mulher disse que não tinha conhecimento de que o caminhão estava transportando droga.

O motorista foi preso em flagrante e levado para a superintendência da PF, em Recife, onde foi autuado por tráfico interestadual de entorpecentes. Ele foi levado para o Cotel (Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna), onde ficará a disposição da Justiça.