Topo

No Rio, Sambódromo será utilizado como espaço de lazer fora do Carnaval

Vitor Abdala

Da Agência Brasil, no Rio

22/04/2014 13h35

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (22) um pacote de 13 ideias sugeridas pela população através do concurso "Rio+", e que serão testadas nos próximos meses com o objetivo de melhorar a vida na cidade. Uma delas é a utilização do Sambódromo, palco do desfile das escolas de samba, como um espaço de lazer no período fora do Carnaval.

Após a fase de testes, as propostas poderão ou não virar políticas públicas executadas pela administração municipal. Elas foram escolhidas entre 1.700 projetos inscritos na plataforma colaborativa que deu origem ao concurso.

Também foram aprovadas a criação de um polo de empreendedorismo nas favelas e a instalação, nas ruas, de telas interativas que informem os cidadãos sobre a melhor forma de se deslocar de um ponto a outro da cidade via transporte público. Além disso, serão fixadas peneiras em bueiros para evitar o entupimento pelo acúmulo de lixo.

O servidor da prefeitura Rodrigo Espinoza, por exemplo, propôs a criação de um botão a ser instalado em ônibus e metrôs, que aciona um alerta sonoro quando um idoso, pessoa com deficiência ou gestante não encontra lugar para se sentar.

Além de constranger pessoas que estejam indevidamente sentadas em assentos preferenciais, o alerta poderá chamar a atenção de outras pessoas que, mesmo acomodada em assentos não preferenciais, possam ceder voluntariamente o lugar.

“A ideia do botão assento preferencial surgiu quando minha mulher estava grávida. Ela reclamava constantemente que as pessoas não cediam lugar a ela nos ônibus e no metrô. Quando soube do Rio+ achei que era uma oportunidade de sair da reclamação e agir. Infelizmente, acho que falta um pouco de educação e gentileza no dia-a-dia das pessoas”, disse Espinoza.