Topo

Vídeo mostra guarda agredindo frequentador de parque no interior de SP

Do UOL, em São Paulo

24/04/2014 15h43

Uma frequentadora do Parque Ecológico do município de Araras (168 km de São Paulo) gravou no celular as agressões feitas por um guarda municipal contra um homem chamado Ruy Wisme, que pescava no lago do parque. O caso ocorreu na tarde do último dia 16.

Armado e acompanhado de colegas, o guarda municipal faz ofensas e ameaças, dá um soco na boca e chuta o frequentador após uma discussão. O vídeo foi divulgado nas redes sociais.

A Prefeitura de Araras informou, por meio de nota, que a Corregedoria da Guarda Municipal abriu sindicância para apurar o ocorrido e que o guarda envolvido está afastado das ações de ronda até o término da investigação.

Wisme afirmou no Facebook que foi até o parque para acompanhar um rotineiro evento de solta de peixes no lago. Os animais foram colocados naquele local para a realização de uma pesca comunitária no dia seguinte. Como de praxe, depois que os peixes são despejados, a pesca passa a ser proibida até a realização do evento.

O agredido disse que estava pescando no local desde a manhã e sabia que, depois que os peixes fossem despejados no lago, não poderia mais pescar. Ele relatou ainda que recolheu as varas de pesca assim que o caminhão com os peixes parou ao lado do lago.

“Nós sabíamos que não poderíamos pescar depois que os peixes fossem jogados no lago”, escreveu a vítima. “Minhas varas estavam recolhidas e meu cunhado estava recolhendo as dele.”

No vídeo, é possível ouvir o frequentador dizendo que o guarda não poderia gritar com ele, pois não era seu pai. Em seguida, começaram as agressões. O agredido atribuiu as atitudes do guarda a uma rixa, decorrente de um incidente no passado. “Ele me viu lá já chegou na ignorância, gritando comigo, sem eu fazer nada, mandando eu retirar a vara que estava na grama”, escreveu o frequentador.

No final do vídeo, um guarda tenta arrancar o celular da frequentadora que registrada o incidente. Os guardas levaram Wisme até a delegacia, onde foi registrado Boletim de Ocorrência. O agredido disse que ficou algemado por cerca de três horas.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Araras disse que a Guarda Municipal foi acionada pela Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais “com o objetivo de manter a ordem e permitir que o caminhão que transportava os peixes pudesse ser descarregado com segurança".

A administração afirmou que a maioria dos presentes acatou a orientação dos dois guardas, mas um grupo de 30 pessoas “passou a discutir e a contestar a validade da ação”.

Na nota, a prefeitura omitiu as agressões feitas pela autoridade e disse que “um guarda municipal sofreu um ferimento na mão”.