Topo

Com uma hora de atraso, Parada Gay começa em SP

Do UOL, em São Paulo

04/05/2014 14h48Atualizada em 04/05/2014 18h19

A 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT teve início na tarde deste domingo (4) com mais de uma hora de atraso. O desfile começou por volta das 13h15 na avenida Paulista e agora segue em direção à rua da Consolação. O evento provocou mudanças no trânsito e nos trajetos de ônibus da região

Entre os presentes está o pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, que participa do desfile em um carro da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O cartunista Laerte também participa do evento, que este ano tem como tema a criminalização da homofobia. "País vencedor é país sem homolesbotransfobia: Chega de mortes! Criminalização já!" foi o mote escolhido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT) para a edição de 2014, que levou em conta sugestões da comunidade LGBT enviadas por e-mail e pelas redes sociais.

Eleições

Além da presença de Padilha, o domingo da parada gay teve anúncio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sobre a sede do Museu da Diversidade Sexual, que deve ser inaugurado em 2016, e mensagem da presidente Dilma Rousseff. 

Em sua página no Twitter, Dilma afirmou que "pessoas de todo o país estão hoje em São Paulo para participar da Parada LGBT". Segundo ela, no ano passado, a entidade sobre diretos humanos Brasil lançou o Sistema Nacional LGBT, que articula políticas públicas em conjunto com Estados, Distrito Federal e municípios.

Dilma disse que o módulo LGBT do Disque100 (ouvidoria da Secretaria de Direitos Humanos) é hoje a principal ferramenta no combate à violência homofóbica. "O serviço é gratuito, anônimo e funciona!", afirma a presidente.

Lançado em junho de 2013, o Sistema Nacional de Promoção de Direitos  e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Sistema Nacional LGBT) atua por meio de centros de promoção e defesa, disponibilizando apoio psicológico, jurídico, entre outros tipos de suporte. O serviço conta ainda com comitês de enfrentamento à discriminação e de combate à violência. (com Estadão Conteúdo)