Topo

Incêndio em depósito espalha fumaça por 20 bairros de Curitiba

Um incêndio em depósito gerou uma nuvem de fumaça que se espalhou por 20 bairros de Curitiba - João Carlos Frigério/UOL
Um incêndio em depósito gerou uma nuvem de fumaça que se espalhou por 20 bairros de Curitiba Imagem: João Carlos Frigério/UOL

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

05/05/2014 12h08Atualizada em 05/05/2014 13h41

Um incêndio de grandes proporções durante a madrugada gerou uma nuvem de fumaça que se espalhou por 20 bairros de Curitiba e cidades da região metropolitana na manhã desta segunda (05). 

O incêndio ocorreu em um barracão de materiais recicláveis na Vila Zumbi dos Palmares, na cidade de Colombo, na região metropolitana. Foram atingidos três galpões, que somam 2,3 mil m². Desde as 3h da manhã , 5 caminhões e três viaturas leves dos Bombeiros trabalham no local, com cerca de 25 profissionais.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou equipes ao local e orientou os moradores a procurar uma unidade de saúde caso sintam enjoo, desconforto ou irritação nos olhos.

Segundo os Bombeiros, no local havia uma grande quantidade de fibra de vidro.

“Quando incendiado, o material produz uma fumaça bastante incômoda para as vias respiratórias”, afirma o major Garcia Veloso, do departamento de comunicação social dos Bombeiros. “Devido a correntes de ar, a fumaça tem se espalhado por Curitiba."

Não havia componentes tóxicos no produto incendiado. Portanto, apesar do desconforto, a névoa não oferece perigo para a população.

O fogo, que não deixou feridos, foi controlado às 6h30. Mas a estimativa é que o incêndio apagado continue a produzir fumaça, em quantidades cada vez menores, até amanhã. 

Foram atingidos bairros da região leste da cidade, como Cajuru, Boa Vista, Tarumã, Juvevê, Jardim Social, Alto da Glória, Rebouças e Água Verde, além dos municípios metropolitanos de Colombo e Pinhais. Às 11h, era possível sentir cheiro de plástico queimado e ver uma tênue neblina branca no Centro de Curitiba, distante 15 km do local do incêndio.

Nas estações de rádio e nas redes sociais, moradores reclamaram de dor de cabeça, mal-estar, tosse e irritação. A prefeitura está orientando a população a procurar uma unidade de saúde e dissipando boatos sobre cancelamento de aulas.

Até as 11h30 não havia registro de atendimento nas unidades municipais.