Topo

UPP tem policiamento reforçado após menino ser baleado em favela do Rio

Do UOL, no Rio

06/05/2014 10h32

A CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora) informou nesta terça-feira (6) ter reforçado o policiamento na região do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, onde há uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em razão dos atos de violência ocorridos na noite de ontem (5).

  • 22792
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/02/24/rj-1-hoje-o-que-voce-mais-deseja-que-melhore-em-sua-vida-e-que-nao-depende-so-de-voce.js

O órgão responsável por coordenar as UPPs informou ainda que, por medida de segurança, não relataria detalhes sobre o reforço policial. Na tarde desta segunda, um menino de 8 anos foi atingido por bala perdida quando caminhava pela comunidade. O estado de saúde dele é grave.

Moradores revoltados com o fato de a criança ter sido baleada iniciaram uma manifestação pelas ruas de Vila Isabel. O ato foi acompanhado por policiais militares, que utilizaram armamento não letal para dispersar a multidão. Os manifestantes montaram e incendiaram barricadas de fogo nos acessos à favela. O Túnel Noel Rosa, que passa sob o morro, ficou interditado nos dois sentidos.

Por volta das 21h, houve tiroteio em uma área conhecida como Pau da Bandeira. Homens do Bope (Batalhão de Operações Especiais) foram acionados e realizaram buscas na região, mas não houve prisões.

Segundo a PM, a criança foi baleada em confronto entre homens da UPP e traficantes de drogas, que teria ocorrido em uma localidade conhecida como Favelinha. Os criminosos conseguiram fugir. Logo depois ocorreu novo confronto em uma área vizinha, conhecida como Rachadura. De novo, ninguém foi preso. A vítima da troca de tiros foi levada para o hospital do Andaraí, também na zona norte, onde segue internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva).

Escolas sem aula

Por conta da violência na região, 1.838 alunos não compareceram às seis unidades educacionais da rede municipal situadas no entorno do Morro dos Macacos, sendo quatro escolas e duas creches. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as unidades abriram normalmente nesta terça, mas nenhum estudante apareceu.

Já a Secretaria de Estado de Educação informou que todas as escolas da rede funcionam normalmente.

Violência no Rio de Janeiro em 2014
Violência no Rio de Janeiro em 2014
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','45093', '')