Topo

Acidente com 10 carros e 6 cavalos mata cão mais famoso de Campinas (SP)

O cachorro Beethoven Júnior, mascote do Grupo Giovannetti de choperia e restaurante, que morreu em acidente - Divulgação
O cachorro Beethoven Júnior, mascote do Grupo Giovannetti de choperia e restaurante, que morreu em acidente Imagem: Divulgação

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

19/05/2014 12h20

O cachorro mais famoso de Campinas (a 93 km de São Paulo) morreu na madrugada de domingo (18) em um grave acidente na rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na altura do quilômetro 8, em Hortolândia (a 114 km de SP).

Beethoven Júnior, mascote do grupo Giovannetti, um dos principais da região em choperia e restaurante, ocupava um dos dez carros envolvidos em uma sequência de acidentes depois que seis cavalos que participariam da Festa do Peão de Hortolândia invadiram a estrada.

De acordo com a Polícia Rodoviária, a principal hipótese é que os cavalos teriam se assustado com fogos de artifício do próprio evento e fugiram do confinamento, que ficava a 300 metros da pista, indo direto para a SP-101.

Além do são bernardo Beethoven, que voltava pra casa após passar a noite em um dos restaurantes da rede, todos os cavalos morreram e nove pessoas ficaram feridas. Uma delas está em estado grave. A morte dos animais causou comoção e revolta em rede social.

Em seu perfil do Facebook, o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas, Flávio Lamas, publicou palavras de revolta e indignação com o acidente. “É revoltante. O maldito rodeio de Hortolândia tem agora em sua conta a morte de seis cavalos, o cachorro Beethoven e mais nove pessoas feridas, três das quais internadas (uma em estado grave). E agora? Espero que os organizadores sejam processados. E que a Justiça cancele de uma vez essa porcaria que só traz desgraça. Até parece que há uma maldição com os rodeios!!!”, escreveu.

Seis vítimas tiveram ferimentos leves, foram encaminhadas para o Hospital Municipal Mário Covas e liberadas em seguida. Uma vítima gravemente ferida foi resgatada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar e encaminhada para o Hospital de Clínicas da Unicamp. Em seguida, foi transferida ao Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas. Outra pessoa ferida foi transferida para o Hospital de Queimados de Limeira e uma outra vítima foi levada para o Hospital Estadual de Sumaré. 

A assessoria de imprensa da Festa do Peão de Hortolândia confirmou que os cavalos participariam da prova dos tambores durante o rodeio. Por meio de nota, a organização do evento lamentou o episódio e afirmou que o motivo da fuga dos animais ainda é desconhecido. O evento foi realizado normalmente no domingo (18) e continua nesta segunda-feira (19).

Segunda geração de mascotes

Beethoven Júnior tinha seis anos e era a segunda geração de mascotes do grupo. Desde 2008, o são bernardo substituía o pai na tarefa de circular pelas casas da rede. Obediente e manso, Beethoven era constantemente requisitado para alegrar eventos esportivos e de caráter social ou cultural.

Seu legado seguirá com seu filho, Beethoven Neto, de três anos. Em nota, a “família Giovannetti” lamentou a morte do mascote.

Fundado em maio de 1937 pelo imigrante italiano Enrico Giovannetti e sua mulher, Helena, o primeiro restaurante da rede ficava no centro de Campinas.

Quase 80 anos após sua fundação, a rede de três unidades pertence ao Grupo 15 – detentor também das marcas Pinguim, America e Graal – e continua sendo um dos pontos de encontro mais frequentados da cidade.