Topo

Prejuízo com chuva atinge 420 mil no Sul; tragédia é pior da história do PR

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

10/06/2014 11h00Atualizada em 11/06/2014 12h13

Os atingidos pelas enchentes do final de semana na região Sul passam de 420 mil, em 151 cidades do Paraná e de Santa Catarina, segundo balanços da Defesa Civil nos dois Estados. Esse número engloba desde os desabrigados até pessoas que ficaram sem luz e perderam móveis, por exemplo.

No Paraná, o mais atingido pelas chuvas, o governo estadual decretou nesta terça-feira (10) estado de emergência para mais de 50 municípios, totalizando 127 nessa condição. Cerca de 3.800 pessoas seguem desalojadas. A Defesa Civil estima que seja a maior tragédia da história do Estado em número de cidades e pessoas afetadas.

Em Santa Catarina, quatro cidades estão em situação de emergência, 670 pessoas estão desabrigadas e 20 mil desalojadas. Rio Negrinho e Guaramirim, no norte, decretaram estado de calamidade pública.

O número de mortos passou a dez, com a confirmação ontem à noite de uma vítima em Santa Catarina. Um homem de 56 anos foi encontrado morto dentro de casa após quase duas horas de buscas, na cidade de Mafra, norte do Estado. As outras nove vítimas são do Paraná. Cinco pessoas seguem desaparecidas.

Ontem, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), recebeu o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado. Teixeira garantiu que o governo federal vai agilizar o reconhecimento dos decretos para que os municípios possam acessar recursos federais.

Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff telefonou para Richa e ofereceu apoio ao Estado. Segundo Teixeira, que visitou municípios do interior atingidos pela chuva, a Defesa Civil do Paraná está “organizada e estruturada” para enfrentar a crise.

Até a manhã desta terça, milhares de residências continuavam sem energia elétrica. Dezenas de cidades seguem com o abastecimento de água comprometido, depois que a enxurrada inundou várias estações de captação. A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) fez um apelo aos moradores que começaram a receber água tratada para que só façam a limpeza interna dos imóveis.

$escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('9351116','Chuvas no Sul', '', '{$escape.getQuote()link$escape.getQuote():$escape.getQuote()http://noticias.uol.com.br/voce-manda/2014/06/09/chuvas-no-sul.htm$escape.getQuote(),$escape.getQuote()classes$escape.getQuote():$escape.getQuote()$escape.getQuote()}' )

Donativos

O governo iniciou ontem uma campanha para arrecadar donativos para as vítimas. As pessoas precisam de colchões, cobertores, roupas de cama, roupas, água, cestas básicas, fraldas, materiais de limpeza e higiene, como lenços umedecidos, já que muitas cidades estão sem água.

As doações podem ser entregues em todos os órgãos do governo do Estado, prefeituras, delegacias de polícia, unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de qualquer cidade do Paraná.

O Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) também disponibilizou duas contas bancárias para receber doações por depósito bancário. São elas

Banco do Brasil - Agência: 3041-4 / Conta corrente: 25.101-1 - Provopar Ação Social;
Banco Itaú - Agência: 4143 / Conta corrente: 00.736-9 - Provopar Ação Social.