Topo

Croata que veio ao Brasil para Copa sofre golpe imobiliário no Rio

Mariana Menezes

Do UOL, no Rio

12/06/2014 09h33

Um turista croata que chegou ao Brasil na manhã de quarta-feira (11) foi vítima de um golpe. Josip Juricev-Spiric, 46, que vive em Durtmund, na Alemanha, veio para o Brasil assistir o jogo de abertura da Copa do Mundo 2004, que acontece nesta quinta (12) em São Paulo, quando a seleção brasileira enfrenta a da Croácia. O croata chegou às 6h da manhã em um prédio do bairro de Santa Teresa, centro do Rio de Janeiro, com localizador e endereço do imóvel que alugou por meio de um site alemão, mas a indicação estava errada.

O turista fez um depósito de US$ 464, ainda na cidade de origem, para um homem identificado apenas como Edgar, com a promessa de alugar o apartamento no Rio por nove dias. Os moradores do imóvel, Vivian Virissimo e Luiz Ribas, disseram que acordaram com o estrangeiro batendo à porta, sem entender o que havia acontecido. “Eu me assustei, até imaginei que fosse um golpe e liguei para a Polícia Militar”, explicou Ribas.

Enquanto aguardavam a chegada da polícia, o morador e o zelador do prédio, João Cláudio Nóbrega, se solidarizaram com o turista e procuraram um lugar que pudesse hospedar Josip durante o período.

“Trabalho no prédio há mais de quatro anos e nunca vi algo parecido. Liguei para alguns moradores e me lembrei de um que havia acabado de chegar de viagem e aceitou alugar um quarto para o senhor”, conta Nóbrega.

Turista e morador foram levados para a Deat (Delegacia de Atendimento ao Turista), no Leblon, zona sul do Rio, para prestar queixa. A polícia conseguiu entrar em contato com o homem que supostamente alugou o apartamento, e ele informou um novo endereço no mesmo prédio, mas com outro número de apartamento.

Ao entrar em contato com o dono do “novo” imóvel, constatou-se que no local já havia outros turistas. O dono do apartamento também aluga o imóvel para temporada por meio de sites, mas disse não conhecer Edgar e o site no qual Josip fez a reserva.

“A dúvida persiste até agora, eu não sei se foi um golpe ou se foi um engano. É muito estranho, porque o documento que ele tinha indicava o meu apartamento. Ele (Josip) disse que já tinha conversado por telefone com o tal de Edgar e ele tinha tido que estava tudo certo”, explicou Ribas.

Essa é a primeira vez de Josip no Brasil. O turista não tem domínio do português, inglês ou espanhol e, por isso, a comunicação foi feita com a ajuda de um livro de tradução, além da boa vontade dos moradores do prédio.

Depois de um dia na delegacia, Josip disse que só quer aproveitar a Copa e não ter mais problemas. “Eu acredito que o Brasil é o grande favorito, mas amanhã vou cedo pegar um ônibus com destino a São Paulo para assistir o jogo Brasil x Croácia”, conta o turista com ar de cansaço.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que já foi feito um registro de tentativa de estelionato na Deat e que está sendo solicitado ao site informações sobre o anunciante.