Topo

Chuva forte no norte do Rio Grande do Sul deixa 3 mil pessoas fora de casa

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

27/06/2014 09h39Atualizada em 27/06/2014 12h24

A metade norte do Rio Grande do Sul, que sofre com o intenso volume de chuvas desde o início da semana, já contabiliza 3.081 pessoas fora de casa. O levantamento é da Defesa Civil estadual, que verificou que 30 cidades estão seriamente atingidas pelo excesso de precipitação.

As regiões mais afetadas são a norte e a noroeste, na divisa com Santa Catarina. Conforme os últimos dados, 2686 pessoas estão desalojadas (fora de sua casas, mas com ajuda de amigos e parentes) e 395 desabrigadas (necessitando de abrigos públicos).

O número de municípios afetados chegou a 39.

Chuvas de forte intensidade atingem o Sul

Na quinta-feira, a RSC-480, sobre a ponte do rio Uruguai, que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina, foi fechada devido ao alto volume do rio. Quem se desloca do território gaúcho para o catarinense devem utilizar desvios por Iraí ou por Erechim.

Previsão

No fim de semana, a chuva aumenta muito em grande parte do Estado com um vórtice ciclônico. Pode chover altos volumes em diversas regiões, inclusive em Porto Alegre.

"Haverá rajadas de vento fortes e  não se descarta que possam ser intensas. Vão aumentar os transtornos com queda de árvores, danos e falta de luz. O quadro, em síntese, é extremamente complicado para Santa Catarina e para o Rio Grande do Sul, com perspectiva de chuva intensa e vento forte", salienta o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da empresa de meteorologia MetSul.