Topo

Chuva forte causa deslizamento, derruba árvores e fecha aeroporto no Rio

Carro ficam soterrados após um desabamento atingir um muro em construção na estrada das Canoas, em São Conrado - Ariel Subirá/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Carro ficam soterrados após um desabamento atingir um muro em construção na estrada das Canoas, em São Conrado Imagem: Ariel Subirá/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

11/07/2014 10h26Atualizada em 11/07/2014 12h34

A chuva forte que cai sobre o Rio de Janeiro provocou na manhã desta sexta-feira (11) um deslizamento de terra na estrada das Canoas, em São Conrado, na zona sul da capital fluminense. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a força da água fez com que um barranco e parte de um muro desabassem, soterrando pelo menos um carro. Não houve feridos.

Também na zona sul, houve queda de árvores em pelo menos três bairros: em São Conrado, no local do deslizamento, e nas ruas Soares Cabral, em Laranjeiras, e Real Grandeza, em Botafogo. As vias foram interditadas para facilitar o trabalho dos funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), o que provocou congestionamentos nessas regiões.

O mau tempo provocou também o fechamento do aeroporto Santos Dumont, na zona sul, por 45 minutos (apenas para pousos). Às 9h44, os aviões começaram a pousar com o auxílio de instrumentos. Não houve atrasos ocasionados pelo fechamento.

Na avenida Brasil, os motoristas enfrentam retenções provocadas por acidentes e por alagamentos no sentido centro. Diariamente, o tráfego já costuma ser lento na via, mas a situação ficou ainda pior em razão dos reflexos da chuva.

Na altura de Parada de Lucas, uma carreta tombou por volta das 5h e provocou a interdição parcial do trecho. Para piorar, a força da água fez com que a via ficasse alagada, dificultando o trabalho dos controladores de tráfego da CET-Rio. A situação começou a melhorar a partir das 7h40, quando a água foi escoada. Em seguida, a via foi liberada.

Nas próximas 24 horas, a umidade forte pode manter o tempo instável na capital fluminense. Esta sexta-feira deve ser de céu encoberto, com previsão de chuva a qualquer hora do dia. De acordo com Centro de Hidrografia da Marinha, ondas de até 2,5 metros devem atingir o litoral do Rio entre as 21h de hoje e as 12h de sábado (12).

O município do Rio está em estágio de alerta, o que indica previsão de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), os rios de Petrópolis, na região serrana; e os da Baixada Fluminense estão em estágio de atenção, o  que indica registro de chuvas moderadas a fortes nesses municípios. O estágio de atenção é o segundo de quatro níveis de acompanhamento de observação de cheias dos rios.

Já os rios de Nova Friburgo e Teresópolis, também na serra, estão em estado de vigilância, sem ocorrência de chuvas ou possibilidade de chuvas fracas ou esparsas no momento. (Com Agência Brasil)