Topo

BH quer demolir alça de viaduto que desabou, mas responsável pede perícia

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

22/07/2014 22h16

O prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) solicitou na noite desta  terça-feira (22) que a construtura Cowan “adote medidas de proteção civil para os moradores do entorno do viaduto”, que desabou no último dia 3 de julho, matando duas pessoas e ferindo outras 23.

O prefeito ainda solicitou à Cowan, responsável pela execução das obras do viaduto, que apresente “de imediato, para análise, o projeto de demolição” da alça do viaduto Guararapes, que está escorada. A assessoria de Lacerda ainda informou que a interrupção do trânsito na via será mantida.

Em nota, divulgada na noite desta terça-feira (22) e assinada pelo presidente da empresa Maurício de Lana, a Consol voltou a afirmar que não acompanhou a execução do projeto executivo que fez para construção do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou matando duas pessoas e ferindo 23 na quinta-feira (3) em Belo Horizonte.

O presidente da Consol ainda informou que não teve acesso a documentos de controle da obra.

A nota foi uma resposta ao relatório divulgado pela construtora Cowan, responsável pela execução do projeto, na tarde desta terça-feira (22), apontando erros no projeto executivo como causa do desabamento.

Na nota, De Lana afirma que a Consol “contesta a declaração da construtora Cowan de que a causa do acidente tenha sido falha de concepção do projeto”.

“A Consol ressalta a importância de se continuar preservando toda a obra do viaduto, atualmente interditado pelos órgãos competentes, para que o trabalho dos peritos não seja prejudicado”.

Segundo o presidente da Consol, “pelas informações preliminares é possível observar divergências entre o projeto e a construção da obra”.