Topo

Sul volta a registrar temperaturas negativas; previsão é de mais frio

Uma fina camada de gelo cobre campo na cidade de Santana do Livramento, no RS - Fabian Ribeiro/Raw Image/Estadão Conteúdo
Uma fina camada de gelo cobre campo na cidade de Santana do Livramento, no RS Imagem: Fabian Ribeiro/Raw Image/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Porto Alegre

26/07/2014 11h30

O sábado (26) começou com frio intenso no Sul do Brasil. Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram marcas negativas nesta madrugada.

Com o tempo seco, a tão aguardada neve não se formou. Entretanto, o dia permanece com temperaturas baixas, que se acentuarão ainda mais nas próximas noite e madrugada. 

No Rio Grande do Sul, a mínima foi registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra --próximo à divisa com Santa Catarina -, onde fez -3,8ºC, segundo levantamento da empresa de meteorologia MetSul.

Foi uma das madrugadas mais frias do ano, geando na maioria dos municípios gaúchos. Porém, ainda não superior ao frio recorde de 2014, medido na mesma Ausentes, em 19 de junho, quando fez - 5,4ºC . Na capital, Porto Alegre, também teve muito frio: 5,4°C.

A previsão para a tarde de sábado é que as temperaturas fiquem por volta dos 15°C na maioria das cidades.

No domingo, devido ao ar seco, o sol predomina. O dia começa com frio intenso, com temperaturas em torno dos 5ºC, e negativas nos Campos de Cima da Serra.

Já em Santa Catarina, a menor marca deste sábado foi registrada em Urupema, na serra: - 3,8ºC.

Na capital, Florianópolis, fez 7,8°C. Semelhante ao que ocorre no Rio Grande do SUL, Santa Catarina terá temperaturas amenas nesta tarde antes do retorno do frio intenso na noite de sábado e madrugada de domingo. São esperadas marcas negativas na serra e em áreas de baixada.