Topo

Polícia prende suspeito do alto escalão do tráfico no Complexo do Alemão

Do UOL, no Rio

29/07/2014 11h35

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou ter capturado nesta terça-feira (29) Anderson dos Santos do Nascimento, o "Gordinho", que seria, de acordo com investigadores da 45ª DP (Alemão), o segundo homem na hierarquia do tráfico de drogas do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

O suspeito foi preso nesta manhã em uma localidade conhecida como Palmeiras, na comunidade da Fazendinha. A diligência faz parte de uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, cujo objetivo é deter traficantes suspeitos de promoverem ataques contra policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

Contra Nascimento existiam dois mandados de prisão, ambos por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, Gordinho é um dos homens de confiança do suposto chefe do tráfico no local, Eduardo Fernandes de Oliveira, o "2D", preso em abril deste ano.

Foram apreendidos celulares e cadernos com anotações da contabilidade do tráfico de drogas que estavam em posse de Gordinho. De acordo com o titular da 45ª DP, delegado Felipe Curi, "trata-se de prisão de grande importância para desarticular a quadrilha de traficantes que atua no Complexo do Alemão".

Nas últimas semanas, o clima de insegurança tem sido constante nas comunidades do Complexo do Alemão. Entre os dias 17 e 23 de julho, o teleférico que integra as favelas da região ficou parado por conta de "problemas relacionados à segurança pública", de acordo com a Supervia. Nesse período, houve uma série de tiroteios entre PMs e traficantes, com a morte de dois suspeitos e um militar ferido.

Na última sexta-feira (25), uma mulher foi encontrada morta, dentro de casa, na comunidade Nova Brasília. Policiais da UPP relataram que a morte foi causado por disparo de arma de fogo. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil está investigando o caso.