Topo

Prefeitura do Rio estuda implantar rodízio no centro durante obras do VLT

Do UOL, no Rio

31/07/2014 10h18

A Prefeitura do Rio de Janeiro estuda a possibilidade de implantar um rodízio de placas para os carros que entram no centro da cidade durante o período das obras de instalação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), segundo informações do jornal “O Dia”.

As obras do VLT no centro e na região portuária devem começar até dezembro deste ano, de acordo com a Cdurp (Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto do Rio). O prefeito Eduardo Paes (PMDB) esteve reunido na quarta-feira (30) com os órgãos envolvidos na implantação do sistema e decidiu por estudar a possibilidade de restringir o acesso de veículos à região.

O centro da cidade já vem passando por transtornos desde 2013, quando o Elevado da Perimetral foi fechado definitivamente para demolição. Nesta semana, o fechamento da avenida Rodrigues Alves para a remoção definitiva da Perimetral piorou a situação.

O trecho só tem previsão de reabertura para o segundo semestre do ano que vem, quando já estiver pronta a Via Expressa que substituirá a Perimetral. Com a interdição, mais de 200 linhas tiveram seus itinerários alterados, além de ruas com sentidos modificados.

Os trilhos do VLT devem passar pela avenida Rio Branco e pela rua Sete de Setembro, além de cortar a avenida Presidente Vargas. A estimativa é 220 mil a 250 mil passageiros por dia no VLT, que terá seis linhas e 42 estações.

O custo da obra é estimado em R$ 1,2 bilhão, e contará com apoio de R$ 532 milhões de recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade) durante o período da implantação do projeto.