Topo

Rodoviários de Natal param 300 ônibus em ato contra morte de motorista

Aliny Gama

Do UOL, em Natal

16/08/2014 15h42Atualizada em 28/08/2014 20h06

Rodoviários de Natal bloquearam várias ruas da cidade neste sábado (16) em protesto à morte do motorista Francisco Izaque de Faria, 37, ocorrida na noite desta sexta-feira (15).

Ele foi atingido por tiros durante um assalto ao ônibus que dirigia em Parnamirim (região metropolitana de Natal).

O assalto ocorreu em um ônibus da empresa Auto Viação Barros, que faz a linha Natal/ São José do Mipibu. O mortorista foi baleado na perna e morreu antes do socorro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegar ao local.

O protesto durou mais de sete horas.

Os bloqueios ocorreram nos seguintes pontos: entre a avenida Duque de Caxias e o largo Dom Bosco, na Ribeira, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Lagoa Nova, e na avenida Prudente de Morais, em Lagoa Seca.

A ação foi organizada pelo Sintro (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Natal), filiado à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), que informou que 300 ônibus que estavam circulando neste sábado em Natal estão parados em filas próximos aos bloqueios. 

Outros 320 ônibus que compõem a frota de Natal ficaram nas garagens.

Devido ao protesto e a diminuição da frota de ônibus, usuários tiveram dificuldade de transporte neste sábado, e o trânsito de carros particulares ficou complicado.

“Muita gente está reclamando porque estamos sem transporte, mas precisamos ter mais segurança dentro dos ônibus”, disse a comerciária Lívia Teixeira, que esperava uma carona em Lagoa Seca para ir para casa.

Segundo dados da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), Natal possui uma frota de 620 ônibus e atende a 530 mil usuários por dia.

O presidente do Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal), Augusto Maranhão, informou que 441 assaltos à ônibus foram registrados este ano. Em 2013 foram 1.500 assaltos. Os ônibus são equipados com câmeras de segurança e botão de pânico para avisar à polícia sobre casos de violência dentro dos coletivos.

A Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social) informou que será agendada para a próxima semana uma reunião com todos os órgãos que compõem o sistema de segurança e transportes urbanos e outros segmentos interessados.

“A Secretaria solicita a população que seja mantido o espirito de paz característicos da sociedade potiguar no sentido que não aja o cerceamento do direito de ir e vir da população em geral”.