Topo

Testemunhas só ouviram agressão contra mulher, diz polícia de São Roque

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 17h29

A Polícia Civil de São Roque (62 km de São Paulo) já colhe depoimentos das testemunhas da agressão sofrida pela auxiliar de produção Fernanda Refina Santiago, de 30 anos, na madrugada do último sábado (16).

Fernanda levou uma cotovelada durante uma discussão após a saída de um baile na cidade, sofreu traumatismo craniano e está internada no hospital Regional de Sorocaba.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Priscila Rodrigues, seis testemunhas já foram ouvidas. "Todas as pessoas relataram que, após a saída da festa, a mulher [Fernanda]  estava muito alterada e ofendendo as pessoas",

A delegada afirmou ainda que nenhuma das testemunhas disse ter visto o momento da agressão --relatam que só ouviram o barulho e viram Fernanda no chão.

Vídeo de câmara de segurança identificou responsável pela agressão

As imagens de uma câmara de segurança de um estabelecimento comercial registraram as imagens do incidente, que aconteceu na madrugada de sábado (16).

No vídeo, é possível ver Fernanda discutindo com algumas pessoas, e também o momento em que o comerciante Anderson Oliveira, de 34 anos, a atinge com o cotovelo. Os bombeiros são acionados e levam a mulher para o hospital. O homem acompanha tudo sem demonstrar preocupação.

Foram essas imagens que ajudaram a polícia a identificar todas as testemunhas e o agressor. Ele teve a prisão temporária decretada na manhã desta quinta-feira (21) e já foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado. O prazo da prisão temporária é de 30 dias, que podem ser prorrogados por mais 30 dias.

Em depoimento, Anderson disse que apenas tentou afastar a mulher de perto dele. "Ele disse que não queria agredi-la e sim tirá-la de perto. Ele falou também que a mulher tinha ofendido a irmã dele", comenta a delegada.

A polícia aguarda o laudo pericial, que vai determinar a gravidade das lesões sofridas pela auxiliar de produção. Ainda não há um prazo para a conclusão do inquérito policial.

Fernanda está na unidade de terapia semi-intensiva do hospital Regional. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Fernanda tem o estado de saúde considerado estável e passa por avaliações neurológicas.

Família de Fernanda conhece o agressor

Segundo informações fornecidas pelo irmão de Fernanda, Eduardo Cézar, existe a possibilidade de Fernanda passar por uma cirurgia por conta de hemorragia no cérebro.

Eduardo disse ainda que todos os parentes estão indignados com o que aconteceu. A família não sabe o que teria provocado a discussão, mas acredita que nada seria motivo para "tanta brutalidade".

O irmão de Fernanda disse ainda que foram os familiares que procuraram pelo vídeo e que se espantaram quando viram o que aconteceu. "Nós conhecemos o Anderson. Não dá para entender por que ele fez isso."