Topo

Polícia prende suspeito de cometer estupro na Bahia

Mário Bittencourt

Do UOL, em Vitória da Conquista

27/08/2014 10h05Atualizada em 27/08/2014 21h40

Um homem de 49 anos foi preso, nesta terça-feira (26), em Vitória da Conquista (BA), suspeito de ser o autor de um estupro de uma mulher de 21 anos que ocorreu na cidade no início deste mês. Inicialmente, a Polícia Civil havia divulgado que a prisão dele tinha a ver com os seis casos que ocorreram entre os dias 19 e 23 deste mês, mas essa informação foi negada durante apresentação à imprensa de Idalício Orico Duarte no final da tarde desta quarta-feira (27).

“Não tenho nada a ver com esse estupro, não fiz nada. Quero que a polícia e a mulher provem que fui eu quem pratiquei esse ato”, disse o suspeito, que foi reconhecido pela vítima e cuja prisão se deu por  ter sido condenado a oito anos de reclusão em regime fechado, em maio deste ano, por estupro de uma menina de 7 anos, crime que ele também nega.

Segundo a delegada titular da Dean (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), Decimaria Cardoso, o homem estava solto porque a polícia não vinha conseguindo localizá-lo. Ela disse que com relação aos casos que ocorreram semana passada, considerados “atípicos”, dois suspeitos já foram identificados.

“O autor do estupro do menino de 7 anos, que já foi liberado do hospital, é um jovem de 15 anos. Ele foi trazido para a delegacia, reconhecido e responderá ao processo, tendo a possibilidade de ser internado em casa de ressocialização para menores infratores”, disse a delegada.

Um outro homem, que é ex-presidiário e já estava preso, foi identificado como sendo o autor do estupro a uma mulher no bairro São Vicente (área central da cidade). Segundo a delegada, a prisão preventiva dele já foi pedida e, pelo fato de o homem ter sido detido fora do flagrante, ele responderá em liberdade, até sair o mandado de prisão.

Reforço

O delegado Marcus Vinícius de Morais, da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior, disse que foi formada uma força tarefa na Polícia Civil para intensificar as investigações sobre todos os casos que ocorreram na cidade, sobretudo os oito estupros deste mês. “Desses oito estupros, já identificamos cinco autores diferentes [contando com os três relatados acima]. Como em dois casos foram duas mulheres estupradas, temos apenas mais um autor do crime para identificar”, declarou Morais.

O delegado disse que o aumento de estupros que vêm ocorrendo na cidade ao longo dos últimos três anos não leva a polícia a ter um trabalho mais direcionado para o assunto.

Segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) da Bahia, foram registrados, em Vitória da Conquista este ano, 64 estupros, contra 57 ocorrências no mesmo período do ano passado –um aumento de 12%.

Marcus Vinicius de Morais disse que 90% dos estupros são relacionados a estupros de crianças e adolescentes. “Estes casos são mais fáceis de identificar, pois os autores dos crimes são pessoas de dentro da própria família ou que são próximos, como um vizinho ou parente”, comentou o delegado.

Ainda conforme os dados da SSP, em 2011, houve 1.351 estupros na Bahia, sendo 70 em Vitória da Conquista. Em 2012, ocorreram 2.638 estupros no Estado e 92 na cidade. E no ano passado, houve o registro de 3.040 casos, sendo 124 deles em Vitória da Conquista.