Topo

Ventania de até 97 km/h derruba árvores nas zonas sul e oeste do Rio

Árvore caída próximo à rua Paula Freitas, em Copacabana, na manhã desta quarta - Murilo Rezende/Futura Press/Estadão Conteúdo
Árvore caída próximo à rua Paula Freitas, em Copacabana, na manhã desta quarta Imagem: Murilo Rezende/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

03/09/2014 08h39Atualizada em 03/09/2014 11h43

A chuva e o vento forte que atingiram a cidade do Rio de Janeiro no início da manhã desta quarta-feira (3) provocaram a queda de diversas árvores nas zonas sul e oeste. Há também relatos de pontos da cidade sem energia elétrica. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Copacabana, na zona sul, os ventos chegaram a 97 km/h às 7h.

Ainda de acordo com o instituto, às 6h houve registro de vento muito forte na estação meteorológica de Marambaia, de até 86 km/h. No mesmo horário, houve registro de ventania também em Santa Cruz (55 km/h), na zona oeste do Rio.

Segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), até o momento, houve 24 registros de queda de árvore –a maioria na zona sul. Equipes da Comlurb estão nas ruas para remover os galhos e troncos que caíram. Pelo menos 16 árvores causaram a interdição de algumas vias, informou o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

Na zona sul, pelo menos cinco árvores caíram e interditaram vias. Uma delas foi na rua Mena Barreto, altura da Real Grandeza, em Botafogo. O desvio é feito pela rua Voluntários da Pátria. Em Copacabana, a rua Tonelero também foi bloqueada, na altura da rua República do Peru, por onde é feito o desvio.

Segundo o Centro de Operações, na avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa Rodrigues de Freitas, também teve uma faixa ocupada, no sentido Rebouças, depois do Parque da Catacumba. Há reversível na pista sentido Leblon. Uma árvore caída também fecha a avenida na altura da rua Fonte da Saudade. Ainda na Lagoa, mas na avenida Borges de Medeiros, uma faixa foi ocupada por uma árvore na altura do Jardim de Alah, sentido Ipanema, mas já foi liberada.

Devido à queda de outra árvore, também foi interditada a avenida Alexandre Ferreira, na altura da rua Maria Angélica, no sentido avenida Borges de Medeiros, em Ipanema. A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) orienta o desvio pela rua Maria Angélica.

Na zona oeste, duas faixas da avenida das Américas foram interditadas, na altura da avenida Salvador Allende, sentido Barra, por causa de uma queda de árvore na via.

Alguns bairros da cidade também ficaram sem luz, devido à queda de galhos sobre a rede elétrica. A Light, concessionária que fornece energia ao Rio, registrou interrupção de luz no Leblon e no  Jardim Botânico, na zona sul. Também houve interrupção no abastecimento em Jacarepaguá, na zona oeste. Segundo a companhia, as equipes da concessionária estão nas ruas para restabelecer o fornecimento.

O Aeroporto Santos Dumont operava com auxílio de instrumentos e o Galeão no visual para manobras de pousos e decolagens.

De acordo com o Centro de Operações, a atuação de áreas de instabilidade deve deixar o tempo instável nesta quarta. O dia pode ser de céu nublado com períodos de parcialmente nublado, pancadas de chuva no período da manhã e rajadas de vento forte. As temperaturas ficarão estáveis, com mínima de 16 °C e máxima de 33 °C.

São Paulo

Fortes chuvas também atingiram a cidade de São Paulo desde a noite de ontem, e a cidade amanheceu com 49 semáforos com defeito e um ponto de alagamento, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ao todo, 34 semáforos estão apagados e outros 15 operam no amarelo intermitente. (Com agências)