Topo

Carimbó é declarado patrimônio cultural brasileiro

Grupo de carimbó Paracauaí se apresenta em pousada; é uma das principais manifestações culturais da Ilha de Marajó - Marcelo Soares/UOL
Grupo de carimbó Paracauaí se apresenta em pousada; é uma das principais manifestações culturais da Ilha de Marajó Imagem: Marcelo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 16h32

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou nesta quinta-feira (11) o registro do carimbó como patrimônio cultural do Brasil. A decisão foi divulgada durante uma reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília, que finalizou o processo iniciado oficialmente em 2008.

O registro é um instrumento concedido pelo governo federal a um determinado bem histórico ou artístico que passa a ser reconhecido como referência cultural em todo o país.  Muito mais que uma manifestação cultural, segundo o Iphan, as formas de expressão contidas no carimbó estão expressas em seus aspectos artísticos, cultural, ambiental, social e histórico da região amazônica.

A campanha pelo título foi lançada no município de Santarém Novo, no Pará, há oito anos, com maior representatividade da Irmandade de Carimbó de São Benedito, Associação Cultural Japim, Associação Cultural Raízes da Terra e Associação Cultural Uirapuru. "A luta pelo reconhecimento nacional do carimbó é uma luta de todos os paraenses, que assim como eu acreditam na força e na beleza da nossa cultura popular", afirma o mestre Manoel, líder do grupo Uirapuru, uma das associações de carimbó mais antigas da cidade.

O ex-integrante do grupo Uirapuru, mestre Luiz dos Santos, 72, também comemorou a decisão. "Na teoria talvez não signifique muita coisa, mas, na prática, o título de patrimônio cultural imaterial do país resgata a autoestima do mestre de carimbó e valoriza ainda mais o ritmo, que passará a ser respeitado e reconhecido em todo o país."

Há mais de dois séculos, o carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica. (Com Agência Pará de Notícias)