Topo

Racionamento de água por tempo indeterminado atinge cidade mineira

Barragem Pureza, em Itabira, está com o nível de água considerado baixo para esta época do ano. A Prefeitura de Itabira, a 111 quilômetros de Belo Horizonte, decretou sistema de racionamento de água para os moradores da cidade por tempo indeterminado - Subsecretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Itabira (MG)
Barragem Pureza, em Itabira, está com o nível de água considerado baixo para esta época do ano. A Prefeitura de Itabira, a 111 quilômetros de Belo Horizonte, decretou sistema de racionamento de água para os moradores da cidade por tempo indeterminado Imagem: Subsecretaria de Comunicação Social/Prefeitura de Itabira (MG)

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

16/09/2014 14h34

A Prefeitura de Itabira, a 111 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, determinou um racionamento de água para os moradores do município, que ficarão sem o fornecimento das 13h às 20h, todos os dias da semana. Em resolução divulgada à população, o governo municipal disse que a interrupção acontece por conta da longa estiagem na região.

Segundo a administração local, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira) iniciou a operação nesta segunda-feira (15), sendo que a interrupção do fornecimento de água aos consumidores será por tempo indeterminado.

Em comunicado, a prefeitura informou que há um índice “enorme de evaporação e baixíssima reposição de água nos mananciais” e, mesmo diante da proximidade do período chuvoso, “é possível que as precipitações não sejam suficientes para elevar o nível dos mananciais”. A região é abastecida pelas águas da barragem Pureza, que está em nível mínimo.

Outro fator apontado para a medida foi a redução de vazão verificada nos reservatórios que abastecem o município. “A medida é uma forma que a autarquia encontrou para garantir que todas as regiões possam receber água de maneira justa e adequada”, informou a nota.

Água suja

A prefeitura admitiu que a água fornecida à população no período do racionamento poderá chegar suja às casas dos moradores de Itabira. A prefeitura alegou que sujeira poderá ocorrer devido à inatividade do sistema e a baixa vazão nas tubulações durante o racionamento. A prefeitura aconselhou o moradores da cidade a ligarem para o número 115, da Central de Atendimento da Saae, caso a água saia suja das torneiras. 

Como medida para tentar minimizar o problema de desabastecimento de água, a prefeitura local informou que a curto prazo será construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no rio do Peixe.

A previsão é que a obra seja concluída em meados do ano que vem. Outros projetos para aumentar a oferta de água para os moradores, mas com previsão de conclusão mais demorada, também foram anunciados pela administração local.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que pelo menos 148 cidades mineiras, de um total de 853 municípios, já decretaram situação de emergência em razão da estiagem prolongada no Estado.

Seca faz moradores procurarem água em minas abandonadas