Topo

Após roubos nas praias, PM do Rio anuncia segundo reforço no policiamento

Policial persegue suspeito na praia do Arpoador, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (14) - Erbs Jr./ Frame
Policial persegue suspeito na praia do Arpoador, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (14) Imagem: Erbs Jr./ Frame

Do UOL, no Rio

17/09/2014 12h33

A Polícia Militar vai aumentar o policiamento na região das praias do Rio de Janeiro após uma semana do início da Operação Verão na orla. O primeiro final de semana depois da implantação foi marcado por tumultos, furtos e roubos.

Segundo a PM, serão empregados 710 policiais de diversos batalhões, como o do Choque, para atuar especificamente nas areias. Será a primeira vez que membros do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos serão deslocados para as praias.

Também está reforçado o policiamento em Copacabana, Leblon, Botafogo e Flamengo, todos na zona sul. Estão sendo empregados ainda homens do BAC (Batalhão de Ações com Cães) e recrutas do Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças).

No último sábado (13) e domingo (14), o efetivo foi quase 10% menor, com cerca de 650 policiais. A operação, que anualmente reforça o policiamento na orla da capital fluminense, foi antecipada em três meses neste ano. Mas não conseguiu evitar a confusão.
 
Aproximadamente 30 pessoas foram encaminhadas para delegacias, entre adultos e menores, após a série de tumultos, ocorrida principalmente em Ipanema, zona sul do Rio. Policiais militares chegaram a lançar bombas de gás lacrimogêneo para conter um tumulto nas areias da praia do bairro.

A assessoria de comunicação da PM informou que o comando da corporação está elaborando estratégias relacionadas às constantes apreensões de adolescentes suspeitos de furtos na orla. "Nas ocorrências do último final de semana, cerca de 80% dos apreendidos eram menores de idade", informou a Polícia Militar.

Pela primeira vez, será montada neste fim de semana, na praia de Ipanema, uma plataforma de observação elevada, próximo ao Arpoador. Uma aeronave do Grupamento Aeromóvel da PM equipada com câmeras enviará imagens em tempo real para a equipe de policiais que coordena a operação direto da plataforma de observação. De acordo com a Polícia Militar, "o equipamento vai ajudar na identificação de suspeitos e no rápido deslocamento dos PMs".