Topo

Polícia prende quadrilha que roubava motocicletas em Rondonópolis (MT)

Polícia prendeu 14 pessoas envolvidas em roubos, adulteração e receptação de motocicletas em Rondonópolis (MT) - Divulgação/PCMT
Polícia prendeu 14 pessoas envolvidas em roubos, adulteração e receptação de motocicletas em Rondonópolis (MT) Imagem: Divulgação/PCMT

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 16h25

A Polícia Civil do Mato Grosso prendeu 14 pessoas envolvidas em roubos, adulteração e receptação de motocicletas em Rondonópolis, no sul do Estado, na terça-feira (16). A quadrilha usava uma loja, a Sucata Motos, no centro da cidade, como base para o esquema. Essa é considerada uma das maiores em ação no Estado. 

Treze homens e uma mulher foram presos em flagrante na operação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do Mato Grosso.

As investigações da polícia começaram há cerca de um ano, quando investigadores suspeitaram da loja, registrada no nome de Valdecy Leopoldino da Silva, 41, conhecido como Tainha. Ele participava de leilões do Detran (Departamento de Trânsito) de Mato Grosso e de outros Estados e usava a documentação das motos arrematadas para “esquentar” os veículos que receptava.

A quadrilha desmontava as motocicletas, pintava o chassi, raspava as numerações do motor e clonava as placas das motos para enganar a fiscalização.

A polícia fez as prisões após prender Rafael Henrique Xavier de Souza, 22, e Lucas Henrique da Silva Monteiro, 20, reconhecidos após furtarem duas motos dentro de um supermercado na cidade. Os dois confessaram que levaram e venderam as motos por R$ 400 cada uma para a loja de Tainha.

Com a confissões, os investigadores surpreenderam as outras 12 pessoas trabalhando na loja, desmontando motocicletas. Havia motos com adulterações recentes em chassis e em placas. 

Também foram presos Diego Ferreira e Silva, 19, Arquimedes de Leão Saggim, 24, Adilson Fagundes da Silva, 46, Everton Gonçalves Macedo, 30, Gelmedson Ribeiro da Silva, 36, Rony Novaes da Silva, 23, Jhonison Rosa Borges, 21, Bruno Cassimiro da Silva, 25, Reginaldo Izidio da Silva, 46, Rayru Regis Sampaio Izidio, 21, Ângela Maria Freitas de Oliveira Espana, 35.

Rafael e Lucas foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado e associação criminosa. Os outros 12 presos foram indiciados por receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa.