Topo

Ciclistas não usam buzina e capacete e avançam sinal, revela pesquisa

Ciclista pedala sem capacete na ciclovia da avenida Eliseu de Almeida, zona oeste de SP - Bruno Poletti/Folhapress
Ciclista pedala sem capacete na ciclovia da avenida Eliseu de Almeida, zona oeste de SP Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 06h00Atualizada em 18/09/2014 12h17

Uma pesquisa realizada com ciclistas de sete cidades brasileiras revela que muitos desrespeitam as regras de trânsito: não usam buzina e capacete e admitem que avançam o sinal vermelho. O estudo foi divulgado na última edição da revista da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e foi feito com 1.857 pessoas de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Das pessoas ouvidas, 27% disseram que nunca usam capacete. Embora não seja item exigido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), seu uso é recomendado por questão de segurança.

Segundo a pesquisa, 21% dos ciclistas afirmaram que avançam o sinal vermelho, o que é considerado infração gravíssima e gera multa para os motoristas de veículos automotores.

O estudo revelou também que 41% dos entrevistados falaram que não têm campainha ou buzina na bicicleta, item considerado obrigatório pelo Contran.

Ainda de acordo com a pesquisa, 20% nunca usam faróis ou refletores quando circulam à noite e 10% não respeitam outras regras de trânsito, como trafegar no mesmo sentido dos outros veículos.

Reconhecendo que não cumprem o que determina a lei de trânsito, 77% dos ciclistas ouvidos acreditam que eles deveriam estar sujeitos à multa.