Topo

Polícia aguarda decisão da Justiça sobre sequestrador de Brasília

Jac Souza Santos (esquerda) manteve refém por quase oito horas em hotel de Brasília - Alan Marques/Folhapress
Jac Souza Santos (esquerda) manteve refém por quase oito horas em hotel de Brasília Imagem: Alan Marques/Folhapress

Da Agência Brasil, em Brasília

30/09/2014 16h26

A Justiça deve decidir ainda nesta terça-feira (30) o destino de Jac Souza Santos, preso no dia anterior depois de manter um homem refém por quase oito horas em um hotel na região central de Brasília.

Segundo o titular da 5ª Delegacia de Polícia, delegado Marco Antônio de Almeida, Jac permanece detido em regime de prisão administrativa. "Ele está à disposição da Justiça. Agora, cabe ao Judiciário decidir. Acredito que isso deve ocorrer ainda hoje", afirmou.

O delegado afirma que Jac pode ser colocado em liberdade, apesar de ter cometido crime de cárcere privado e causado à vítima grande sofrimento psicológico - o que gera uma pena de dois a oito anos de reclusão. "Reitero que isso é decisão do Judiciário, mas realmente cabem medidas para que ele possa responder em liberdade", acrescentou Almeida.

Jac recebeu permissão para dar entrevistas na delegacia e declarou que o artefato não era uma bomba, não tinha poder letal e foi fabricado durante meses. "O material não passa de um pouco de cimento, pó de serragem de madeira e cola. Os fios eram para lembrar um sistema explosivo", afirmou.

O sequestrador apontou sua indignação e insatisfação com o atual cenário político como suas motivações para os atos que cometeu no hotel. Réu primário, Jac Souza Santos chegou a ser secretário municipal de Agricultura na cidade de Combinado, no Tocantins, e foi candidato a vereador derrotado em 2008.