Topo

Após ataques a ônibus, rodoviários recolhem frota em São Luís

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

01/10/2014 17h04Atualizada em 01/10/2014 21h31

A frota de ônibus de São Luís e região metropolitana está sendo recolhida nesta tarde de quarta-feira (1º) e usuários de ônibus deverão ficar sem o transporte.

A retirada de circulação de toda a frota de ônibus ocorreu após dois ônibus serem atacados e incendiados na manhã desta quarta-feira, nos bairros Recanto dos Vinhais e Piquizeiro (próximo ao Anil).

Agora já são 18 ônibus incendiados desde a retomada dos ataques a coletivos iniciada no sábado (20), quando quatro ônibus e um microônibus foram incendiados em São José de Ribamar (região metropolitana de São Luís).

No domingo, um outro ônibus foi atacado e queimado quando estava levando um grupo de dança no bairro da Alemanha. Os ataques continuaram na segunda-feira, quando foram incendiados outros três ônibus na garagem de uma empresa, dois carros em uma concessionária e seis carros da policia, que estavam no pátio da secretaria.

A decisão foi tomada em conjunto pelo SET (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís) e pelo Sttrema (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado do Maranhão).

De acordo com os dois sindicatos, o retorno dos ônibus às ruas deverá ocorrer somente quando houver uma reunião com o sistema de segurança e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), para que se trabalhe com “garantia de segurança aos veículos e aos usuários.”

Homens da Força Nacional de Segurança patrulham São Luís desde a última segunda-feira (29), após, na semana passada, o governo do Estado solicitar ajuda ao MJ (Ministério da Justiça) para o combate ao crime na capital.

Em nota enviada nesta noite desta quarta-feira (1), a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que foram presos três homens e apreendidos três adolescentes suspeitos de participar na ação que incendiou os dois ônibus. Um suspeito morreu em confronto com a polícia.

Segundo a SSP, três suspeitos foram encaminhados à Seic (Superintendência Estadual de Investigações Criminais) e os três adolescentes foram levados levados à instituição de ressocialização. 

A frota de ônibus de São Luís é composta por 806 veículos e atende a aproximadamente 700 mil pessoas, segundo a SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito).

Ataques contra ônibus em janeiro mataram menina de 6 anos

Na noite do dia 3 de janeiro, quatro ônibus foram atacados, sendo três deles incendiados, a mando de presos integrantes de facções criminosas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, em retaliação a uma operação da PM (Polícia Militar) dentro das unidades prisionais de Pedrinhas.

Cinco pessoas ficaram queimadas, sendo uma delas a menina Ana Clara Santos Souza, 6, que morreu com 95% do corpo queimado.