Topo

Empresas suspendem circulação de ônibus em São Luís após ataques

Ivan Richard e Alex Rodrigues

Da Agência Brasil, em Brasília

01/10/2014 16h33

Em decisão conjunta, empresários e rodoviários decidiram recolher todos os ônibus que circulam em São Luís, no Maranhão, e interromper a prestação de serviço aos usuários de ônibus em toda a capital do Estado. A decisão foi anunciada após dois veículos terem sido incendiados na manhã de desta quarta-feira (1º). Os ônibus já estão sendo recolhidos.

Em nota a que a Agência Brasil teve acesso, o SET (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) de São Luís e o Sttrema (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Maranhão) informaram que o objetivo da medida é garantir a segurança de usuários e trabalhadores. Se depender dos dois sindicatos, a operação só será normalizada depois que a governadora Roseana Sarney der garantias de que o Estado oferecerá segurança ao sistema.

“Foi uma decisão do sindicato que representa os donos das empresas, mas que nós, trabalhadores, apoiamos. É uma situação em que a população também está com medo e já está voltando para casa. Foram dois atentados em meia hora. A situação está complicada”, disse à Agência Brasil o presidente do Sttrema, Gilson Coimbra.

Os ataques desta manhã ocorreram apesar da presença de policiais da Força Nacional de Segurança, que realizam patrulhas nas ruas da capital e na região metropolitana desde a última segunda-feira (29). Ao todo, 18 veículos já foram incendiados desde o início da última onda de incêndios, no sábado (20).

Segundo Coimbra, uma reunião de emergência entre os representantes dos dois sindicatos e da cúpula da segurança estadual estava prevista durante a tarde para definir se os ônibus voltarão a circular na quinta-feira (2).

Procurado pela Agência Brasil, o governo do Estado do Maranhão não se pronunciou sobre a suspensão dos serviços de transporte urbano.