Topo

Após morte de operários, obra de shopping em Campinas tem novo acidente

Laje da obra desabou em maio deste ano - Luciano Claudino/Código 19/Estadão Conteúdo
Laje da obra desabou em maio deste ano Imagem: Luciano Claudino/Código 19/Estadão Conteúdo

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

02/10/2014 13h33

Menos de cinco meses após o acidente que deixou dois operários mortos, uma nova ocorrência foi registrada na manhã desta quinta-feira (2) nas obras de expansão do Shopping Iguatemi, em Campinas (a 93 km de São Paulo).

De acordo com a Polícia Militar (PM), o motorista Dirceu Rodrigues Cordeiro ficou ferido depois que o caminhão-basculante carregado de pedras que ele dirigia tombou ao descer uma rampa no subsolo. Ele foi retirado das ferragens e encaminhado pelo helicóptero Águia da PM ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o quadro de saúde é estável, mas ele passará por exames mais detalhados. Ainda não há previsão de alta.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campinas e Região, Francisco Aparecido da Silva, que já esteve no local, inicialmente trata-se de um acidente de trânsito dentro da obra. Ele descartou que o acidente tenha sido provocado por irregularidades nos trabalhos de expansão do centro de compras.

“O caminhão estava pesado e se perdeu na rampa, que tem uma inclinação de mais de 60 graus. Não vi nenhum problema com a rampa, ela é regular, suporta o peso e é larga o suficiente. O problema foi que o veículo estava subindo de ré para descarregar, não suportou o próprio peso, derrapou e tombou”, explicou Silva.

Mesmo assim, segundo Silva, o caso será comunicado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Em nota, o shopping informou que “lamenta o ocorrido” e que está acompanhando a "apuração" do caso junto à empresa contratada.

Já a Construtora Método disse, também em comunicado, que o motorista foi atendido pelos bombeiros e levado para o hospital com ferimentos leves. A empresa também afirmou que o acidente envolveu um caminhão de uma empresa fornecedora, que presta serviço à construtora.

Estrutura cai e mata operários

Dois operários morreram soterrados na noite de 19 de maio deste ano após uma estrutura de concreto de 125 metros quadrados cair sobre eles.

Manoel Willes Bernardo da Silva, 34, e Francisco Célio Pereira da Silva, 22, ambos do Piauí, faziam a limpeza dos resíduos do preenchimento da laje, quando a estrutura se rompeu e caiu de uma altura de seis metros. Os dois faziam hora-extra no momento do acidente, ocorrido após as 19h.

Em agosto do ano passado, as obras de ampliação do shopping já tinham sido parcialmente interditadas por pelo menos uma semana, após uma vistoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que identificou problemas nas instalações elétricas e máquinas, além de falta de proteção para os operários.