Topo

Fala de copiloto indica que avião com Campos arremeteu por mau tempo

O que é possível concluir do vídeo do avião de Campos?  - Reprodução/ TV Globo
O que é possível concluir do vídeo do avião de Campos? Imagem: Reprodução/ TV Globo

Do UOL, em São Paulo

12/10/2014 21h43

A comunicação entre pilotos e a Base Aérea de Santos, divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, apoia a tese de que o avião que levava o candidato à presidência Eduardo Campos (PSB) arremeteu devido ao mau tempo no local. O controlador avisou que a base operava por instrumentos, ou seja, o pouso teria de ser guiado por antenas de rádio. Campos e mais seis pessoas morreram no acidente aéreo.

O copiloto, responsável pela comunicação com a equipe em terra, avisa poucos minutos depois de iniciar o procedimento de descida para pouso que a aeronave -- modelo Cessna 560XL de prefixo PR-AF -- está arremetendo (cancelando a manobra e subindo). O controlador aéreo confirma com ele se o avião está tentando novo pouso, mas o copiloto começa a responder e para, evasivo. 

“Nós vamos aguardar e chamar novamente, ok?”, diz na sequência o copiloto. Após isso, a tripulação não fez  mais contato. Eram 10h, horário em que a aeronave caía no bairro do Boqueirão, em Santos. O controlador em Santos fez dez tentativas de comunicação, sem resposta. 

Um outro vídeo mostrado pelo programa televisivo mostra funcionários na base de Santos apreensivos com a falta de notícias sobre o avião, enquanto conversam com assessores de Campos.

A reportagem, no entanto, não esclarece a origem da gravação do áudio. A FAB (Força Aérea Brasileira) informou após o acidente que o áudio disponível no gravador de voz da caixa-preta do avião que caiu e matou Eduardo Campos não correspondia ao voo que resultou no acidente.