Topo

Técnicas de enfermagem são demitidas após postarem fotos de vítimas

Do UOL, em Campinas

15/10/2014 15h17

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) informou nesta quarta-feira (15) que vai abrir um processo para investigar o caso das duas técnicas de enfermagem que foram demitidas da Santa Casa Anna Cintra, em Amparo (a 138 km de São Paulo), na semana passada, por suspeita de divulgarem na internet fotos dos corpos de um casal que morreu em um acidente de moto.

As imagens, que mostravam os jovens --ambos de 19 anos-- chegando à unidade médica, teriam sido divulgadas por um aplicativo de conversas por celular.

De acordo com a assessoria de imprensa do Coren, o processo ético disciplinar será aberto para investigar a conduta das profissionais e, caso fique comprovada a má conduta, elas poderão sofrer punições, que variam desde advertência até o cancelamento de registro. Uma reunião entre a direção do hospital e os advogados das famílias está agendada para a semana que vem.

Segundo o advogado da família de uma das vítimas, as imagens começaram a ser liberadas na internet logo após o enterro, o que a família considerou um desrespeito.

A reportagem tentou contato com os familiares mas eles disseram que estão muito abalados com a situação e encaminharam a conversa para o advogado de uma das vítimas.

“Eles estão muito abalados, não querem falar. A situação é muito triste, e as imagens divulgadas são muito chocantes. De repente a imagem que eles tinham da jovem bonita e cheia de vida se transformou em uma imagem bem difícil de se ver”, comentou o advogado da família da jovem, Luciano Rodrigues Teixeira, que teve acesso às fotos.

Teixeira explica que o rumo do processo vai depender da reunião marcada para a semana que vem, mas que a ideia de indenização por danos morais visa punir a Santa Casa para que casos como esse não voltem a acontecer.

“Agora que a Santa Casa já tomou providências em relação aos envolvidos, o mais importante é punir a unidade médica, que é responsável pelos atos de todos os seus contratados. Muito além do dinheiro, o intuito do processo é coibir atos iguais futuramente”, disse.

A demissão das duas funcionárias foi confirmada pela assessoria de imprensa da Santa Casa e por um post em uma rede social, onde a unidade informa que “duas técnicas em enfermagem foram demitidas por justa causa por suspeita de envolvimento no vazamento das imagens”.

Além disso, a publicação ressaltava a abertura de um boletim de ocorrência e de uma sindicância interna para apurar o caso.

Em post divulgado no último dia 8, um dia antes das demissões, a diretoria informou que reprova veementemente a atitude dos colaboradores, que “contrariando a ética profissional, fizeram exposições indevidas em redes sociais”.

Informou, também, que medidas administrativas competentes e severas, como medidas cíveis, estão sendo tomadas contra as pessoas envolvidas. A reportagem tentou contato com a direção do hospital por meio da assessoria de imprensa mas a diretoria não quis se manifestar e ressaltou que as informações já estão na rede social.