Topo

Começa o horário de verão; adiante seu relógio em 1 hora

Quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve adiantar o relógio em uma hora - Gabriela Biló/Futura Press
Quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve adiantar o relógio em uma hora Imagem: Gabriela Biló/Futura Press

Do UOL, em São Paulo

19/10/2014 01h01

Começou à 0h deste domingo (19) o horário de verão. Quem mora nos dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal deve adiantar o relógio em uma hora. Moradores das regiões Norte e Nordeste do país não participam do horário de verão.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deve resultar em uma diminuição de 4,5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, das 18h às 21h.

"Com o horário de verão, buscamos um melhor aproveitamento da luz do sol e maior racionalidade no uso da eletricidade", afirma o secretário de energia elétrica do ministério, Ildo Grüdtner.

Horário de verão mais longo

O horário de verão deste ano vai ser mais longo que dos últimos anos. Começou hoje e vai até 22 de fevereiro do próximo ano, totalizando 126 dias. Nos últimos 15 anos, a medida durou em média 121 dias.

A lei determina que o horário de verão comece no terceiro domingo de outubro e termine no terceiro de fevereiro. Como neste ano vai coincidir com o Carnaval, a medida será estendida por uma semana.

Menos economia

A economia desta edição do horário de verão será menor por causa da forte estiagem registrada no país.

A meta do governo federal é economizar R$ 278 milhões, valor 31% menor em comparação ao horário de verão passado, que resultou em uma economia de R$ 405 milhões.

De acordo com o ministério, a escassez de chuvas obrigou o governo a usar energia gerada pelas usinas térmicas, que custa mais caro do que a produzida pelas hidrelétricas.