Topo

Prefeitura pede para população guardar água da chuva "como recordação"

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Daniel Leite

DO UOL, em São José dos Campos (SP)

27/10/2014 18h49

A Prefeitura de São José dos Campos, maior cidade do Vale do Paraíba (a 97 km de São Paulo), postou no Facebook oficial da administração, neste domingo (26), uma mensagem que gerou polêmica na rede social.

Postado assim que começou a chover, o texto pedia para as pessoas guardarem água em um copo, como recordação, dando a entender que o produto estaria em extinção na cidade.

"Pegue um copo e encha pra guardar de recordação", dizia o post. Ao lado, foi publicada uma foto do vidro traseiro de um veículo em que dá para ver que estava chovendo. A publicação teve 81 compartilhamentos, quase 500 curtidas, e comentários contrários e a favor.

Um internauta julgou a postagem "tendenciosa". Outro usuário do Facebook, porém, não concordou, e disse ter achado "válida" porque atingiria quem desperdiça água. Houve também quem classificou como "absurdo" o conteúdo porque a prefeitura não estaria fazendo campanha educativa sobre o uso do correto da água e ainda teria tirado "sarro da situação".

Horas depois, um texto na mesma página dizia que, devido aos "ânimos partidários exaltados", a administração havia ocultado temporariamente a polêmica postagem.

 

A publicação rebate, ainda, que o objetivo do Facebook oficial é divulgar serviços e tirar dúvidas da população e, por esse motivo, a prefeitura retirou do ar comentários ofensivos ou com cunho político. A retirada do post também gerou comentários de apoio e contrários à primeira publicação.

O prefeito da cidade, Carlos José de Almeida, é do PT, partido que nos últimos meses, em especial no período eleitoral, criticou a suposta falta de planejamento do PSDB em relação à crise hídrica no Estado. As postagens da prefeitura, porém, não tocam nesse assunto e a administração negou que tenha havido "objetivos eleitoreiros".

Linguagem

Em nota, o setor de Comunicação da cidade, responsável pelo conteúdo, informou que utiliza uma "linguagem típica das redes sociais, com elementos lúdicos e de humor respeitoso", o que seria uma tendência de perfis oficiais no Brasil e no mundo. Ainda de acordo com o comunicado, o post falava sobre a boa notícia da chegada da chuva e o uso racional da água. A prefeitura afirma que foram deixadas 58 mensagens de internautas. Dessas, 18 teriam desaprovado a publicação.

A nota também diz que sempre são divulgadas no Facebook oficial informações sobre clima e que a administração municipal tem feito campanhas educativas e tomado medidas para evitar o desperdício, e cita como exemplos a suspensão da lavagem de prédios públicos e galpões e a irrigação em praças e áreas verdes sendo feita com água de reúso, não potável. A prefeitura garante que não há racionamento de água em São José dos Campos.