Topo

Pais são presos após morte de criança em Uberaba (MG)

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

06/11/2014 20h32

Uma criança de um ano e sete meses foi encontrada morta em cima da cama dos pais no fim da manhã desta quinta-feira (6) hoje em um bairro da periferia de Uberaba (437 km de Belo Horizonte). A polícia suspeita que a menina tenha sido espancada pelos pais, que seriam usuários de drogas e álcool.

Segundo a PM (Polícia Militar), os pais, Kelly Beatriz Pereira de Lima, 34, e Francisneio Santos Brito, 33, acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por volta das 11h e disseram que a menina não estava respirando.

Porém, quando uma médica e um socorrista chegaram no local encontraram a criança morta e o corpo em estado de rigidez, que indicava que ela já havia morrido há algumas horas.

De acordo com a PM, a médica que foi chamada para socorrer a criança, ela tinha hematomas na testa, no braço direito e um corte na orelha esquerda.

No momento da prisão, vizinhos tentaram agredir o casal.

Uma vizinha, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que há um mês escutou Francisneio Brito agredir a criança e chegou a conversar com ele.

“Falamos que ele não poderia fazer aquilo, mas desde daquele dia a Kelly não nos deixava ver a criança mais. Ficavam trancados dentro de casa e falava que a criança estava com catapora”, disse.

Erika Lima Pereira, irmã de Kelly Beatriz, afirmou que a ela era agredida pelo marido.

“Quando ela apanhava dele, ela nos procurava e ficava aqui na casa da minha mãe um tempo. Nós sabíamos que a relação dele com as crianças era difícil. Estamos muito tristes e ainda não sabemos o que aconteceu."

Conselho tutelar

Desde 2012, o casal e sete dos 10 filhos que moravam com eles estavam sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar.

Naquele ano, os filhos foram retirados do convívio do casal depois que o órgão recebeu uma denúncia de que um dos filhos teria sido doado de forma ilegal e os outros estavam em situação de risco. 

“Quando chegamos lá encontramos as crianças em um ambiente difícil. Sem condições de ter banho, comida e nos disseram que eram agredidos pelo pai. Fizemos o relatório e o juiz [da Vara da Família de Uberaba] decidiu levar todos eles para o abrigo”, disse.

Enquanto as crianças estavam abrigadas, os pais, segundo Isabel Leite, passavam por tratamento de desintoxicação.

Em abril deste ano, Kelly Beatriz foi contemplada com uma casa por um programa social da prefeitura, estava trabalhando e “o juiz entendeu que as crianças poderiam voltar ao convívio familiar e permitiu que elas fossem para a casa dos pais”.

Na manhã de hoje, após a morte da criança, os outros seis filhos foram levados para ficarem sob os cuidados da avó materna, mas minutos depois o Conselho Tutelar foi orientado a retorná-las para o abrigo, onde estão agora.

Contradição

Em depoimento o pai disse que a filha tinha caído do berço, já a mãe disse que a queda foi de uma cadeira. Os dois foram presos e a Polícia Civil já abriu inquérito para investigar o caso e a causa da morte da criança.

Perguntada sobre a possibilidade da criança ter sido assassinada pelos pais, a irmã de Kelly Beatriz preferiu não comentar. "Não sei. Ainda estamos muito confusos".   

Eles não tinham advogado constituído até esta quinta.