Topo

RS recolhe lote de leite após identificar presença de água sanitária

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

07/11/2014 11h13

O Rio Grande do Sul teve mais um caso de problemas envolvendo marcas de leite. Um lote inteiro do produto do tipo UHT semidesnatado da marca Dália, da cooperativa Cosuel, do município de Encantado, está sendo recolhido do mercado. O motivo é a presença de hipoclorito de sódio - água sanitária - confirmada em uma amostra analisada pelo Lacen-RS (Laboratório Central do Estado). As autoridades explicam, entretanto, que não há riscos para a saúde da população.

O problema foi verificado após denúncia de um consumidor da cidade de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, que compareceu à Vigilância Sanitária do município levando uma caixa do leite. Ele reclamou do forte gosto de produto químico.

Depois de a análise comprovar resquícios de hipoclorito de sódio, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu um alerta. Foi determinado que o lote 5V4 da linha de leite semidesnatado Dália, com data de fabricação de 14 de agosto de 2014 e validade até 14 de dezembro de 2014, seja interditado no comércio. 

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a água sanitária é utilizada na higienização das tubulações por onde o leite passa. A contaminação deve ter ocorrido a partir de uma falha no processo de envasamento do produto. Ainda não se sabe ao certo a quantidade de leite contaminado, por isso todo lote está sendo recolhido.

Em nota, a Dália Alimentos disse que recebeu uma notificação do Mapa em 30 de outubro relatando o problema. "Um lote de leite tem em média 6.000 litros. Nesse lote, especificamente, não tivemos nenhuma outra reclamação, à exceção desse único consumidor [de Santa Maria,que deu origem à denúncia]. Durante todo o processo de envase de um lote de leite são realizadas, em média, 22 análises e, nesse lote, todas as análises apresentaram normalidade", argumenta a empresa. 

Mas faz uma ressalva: "Em um processo de envase industrial, falhas mecânicas e humanas são possíveis, porém atuamos com o propósito de evitá-las, num trabalho conjunto de nossa equipe de Controle de Qualidade e de fiscalização do Ministério da Agricultura".

Caso algum consumidor tenha caixas do produto em casa pertencentes ao lote indicado, ele deve devolver o produto ou comunicar a Vigilância Sanitária do seu município. 

Em agosto deste ano, o Ministério Público do Estado investigou uma fraude envolvendo o uso de formol na produção de leite. Vinte pessoas foram presas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A Operação Leite Compen$ado também relatou problemas com cooperativas modificando produtos lactícinios.