Topo

Em cerimônia coletiva, 160 casais homossexuais oficializam união no Rio

Flavia Villela

Da Agência Brasil, no Rio

23/11/2014 18h16Atualizada em 23/11/2014 21h28

Ao todo, 160 casais homossexuais oficializaram união simultaneamente neste domingo (23), no Armazém Utopia, zona portuária do Rio de Janeiro. Esta foi a quinta cerimônia de casamento civil homoafetivo realizado no Estado e a maior cerimônia do mundo, segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, organizadora do evento. No total, mais de 500 casais foram beneficiados com a iniciativa, resultado de parceria entre a secretaria o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura da cerimônia foi feita com a performance da travesti, atriz e cantora Jane Di Castro, que interpretou "Emoções", de Roberto Carlos. A própria Jane Di Castro foi uma das noivas. Ela oficializou a união de 47 anos com o companheiro Otávio Souza Bomfim. “É um momento maravilhoso. Para quem veio da ditadura isso que estamos vivendo é um paraíso. É uma realização e uma vitória”, disse a artista ao comentar que o marido foi o primeiro e o único amor da vida dela.

O professor de português Carlos Freire e o cozinheiro Antônio Otávio de Lima estão juntos há sete anos e já pensavam em casar antes da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu os direitos dos casais homoafetivos, em maio de 2011. Eles ficaram sabendo da cerimônia pela internet. “Fomos os primeiros a nos inscrever”, disse Antônio. “Já estávamos pensando em dar entrada e se fosse negado iríamos até as últimas instâncias, pois eu e meu companheiro podemos usufruir dos mesmos direitos que qualquer outra família”, contou. A lua de mel já está marcada. Será em janeiro no Recife.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, e seu companheiro, João Silva, foram o primeiro casal a ter a união convertida em casamento no Estado do Rio de Janeiro. “É uma ação afirmativa para chamar a atenção de todos para as conquistas e os desafios na área dos direitos civis e humanos da comunidade LGBT. O casamento garante a possibilidade de vários projetos de futuro juntos, como a casa própria, ampliar a família e um nível de segurança jurídica formidável”, destacou.

Nascimento explicou que, pelo grande número de casais desta edição, o espaço foi ampliado para garantir a presença dos mais de 1.500 convidados.  “Na primeira cerimônia tivemos 43 casais, na última, 132 e a tendência é crescer mais, pois os casais vão se encorajando, percebendo que o evento é digno e organizado, que eles serão tratados com respeito”. A próxima cerimônia será no Maracanãzinho.

Stefani do Couto, 33, foi convencida pela companheira, Gisele Domiciano, 32, a consumar a união estável. “Para mim sempre foi um sonho e quando fizemos dois anos de namoro disse que queria casar com ela”, contou Gisele. “Nunca me vi casando, mas me deixei levar.”

A assistente de estúdio de TV Suzana Amâncio, 27, e a fotógrafa e designer Gláucia Rafael Pereira, 25, se conheceram há quase seis anos por intermédio de uma amiga e estão juntas até hoje. A decisão de se casar surgiu há algum tempo. “Acho que só quando colocar a aliança é que [a ficha] vai cair, porque mesmo morando juntas, este momento é único, pois é a oficialização da nossa união perante a sociedade”, comentou Suzana. “E queremos construir uma família, ter filho e isso faz toda a diferença para nós: ser reconhecido como um casal de verdade”, completou a noiva. A lua de mel ainda está sendo negociada entre Peru e Disney.

Após a cerimônia, os recém-casados e convidados comemoraram o matrimônio em uma recepção oferecida pelo governo do Rio no próprio Armazém Utopia.