Topo

PF investiga auditores da Receita suspeitos de desviar R$ 1 bi no Rio

Do UOL, no Rio

25/11/2014 12h19

A Polícia Federal no Rio de Janeiro, com o apoio da Receita Federal, iniciou nesta terça-feira (25) uma operação para desarticular uma quadrilha de auditores da Receita envolvidos em ações criminosas. Segundo a polícia, o grupo cobrava impostos menores de algumas pessoas e empresas e desviou ao menos R$ 1 bilhão dos cofres públicos.

A ação, batizada de “Alcatéia Fluminense”, contou com 248 policiais e o apoio de 54 servidores. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 29 funcionários públicos, contadores e empresários foram à delegacia para prestarem esclarecimentos - outros cinco não foram localizados e um encontra-se no exterior. Duas pessoas foram autuadas em flagrante por porte de arma.

Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de Niterói, foram cumpridos em empresas e nas casas dos auditores fiscais investigados. Eles eram sócios das companhias, informou a PF. A operação também cumpriu mandados de buscas nas delegacias da Receita em Niterói e no Rio.

 As investigações começaram há dois anos. Os presos estão sendo ouvidos na sede da Polícia Federal, no centro do Rio. Eles irão responder pelos crimes de “patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração fazendária, valendo-se da qualidade de funcionário público”. Em alguns casos, as penas podem chegar a 12 anos de reclusão. (Com Estadão Conteúdo)