Topo

Hospital Evangélico de Curitiba para atendimentos; prefeitura exige plano

Fachada do Hospital Evangélico de Curitiba (PR) - Divulgação
Fachada do Hospital Evangélico de Curitiba (PR) Imagem: Divulgação

Do UOL, em Curitiba

26/11/2014 17h09

O HUEC (Hospital Universitário Evangélico de Curitiba) determinou na terça-feira (25) a suspensão de atendimentos e algumas internações. A decisão foi tomada por causa da crise financeira pela qual o passa o centro médico e também em função da falta de insumos básicos para a realização de procedimentos.

Nesta quarta-feira (26), a prefeitura da cidade estabeleceu o prazo de 24 horas para que um plano de resolução aos problemas seja apresentado. Uma equipe da Secretaria de Saúde está no local para garantir o monitoramento e prestação de certos serviços à população. O HUEC possui 548 leitos e atende 1,5 milhão de pessoas por ano.

Quem buscar atendimento direto no Evangélico terá necessariamente de passar pela triagem, conforme determinou ainda a prefeitura. Casos que caracterizarem desassistência serão encaminhados ao Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Portas fechadas

A entrada para as ambulâncias chegou a ser bloqueada no dia em que o hospital comunicou o cancelamento de atendimentos; seguranças informavam a população sobre o fechamento do prédio.

Consultas eletivas, pré-agendamentos e farmácia foram os setores afetados pela interrupção dos serviços. Na terça-feira (25), uma auditoria da prefeitura verificou que 239 pacientes estavam internados; 30 deles tinham previsão de alta.

As UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), contudo, funcionaram regularmente. Na tarde de hoje, o departamento de tratamento a vítimas de queimadura, a maternidade e a ala destinada à triagem voltaram a trabalhar.

A Secretaria da Saúde e o Hospital Evangélico não se pronunciaram sobre o prazo de 24 horas estabelecido para a regularização dos atendimentos. A assessoria do centro médico e a Prefeitura de Curitiba deverão publicar mais esclarecimentos em breve à população.