Topo

Polícia detém suspeitos de ordenar toque de recolher na zona norte de SP

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 12h02

A Polícia Civil de São Paulo deteve dois homens e apreendeu dois adolescentes flagrados ao mandar que comerciantes fechassem as portas de estabelecimentos na tarde desta terça-feira (25) na zona norte da capital paulista.

A informação sobre o toque de recolher se espalhou e resultou no fechamento de estabelecimentos nos bairros da Vila Guilherme, Vila Maria, Parque Edu Chaves e Jardim Brasil.

A ordem para o toque de recolher circulou na internet e pelo aplicativo Whatsapp no começo da tarde de ontem. Nas gravações, supostos integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) ordenavam o fechamento do comércio e ataques a ônibus.

Em entrevista à "TV Globo", o delegado Ismael Lopes afirmou que o toque de recolher foi motivado pela morte de Jeorge Vieira Puciano, conhecido como "JJ" e ligado ao PCC, no último domingo (23), na região da Vila Medeiros.

Em um áudio obtido pelo UOL, integrantes da facção ameaçavam: "Quero dizer aí pra todo o pessoal que faz parte da facção que hoje (...) vai reunir todo mundo aí e a gente vai fazer um 'alvoraço', hein? Só lembrando que o pessoal que mora aí na redondeza, pra guardar carro, o que for. A gente vai sair tacando fogo em tudo".

Também há gravações de supostos policiais que pediam atenção redobrada na região.

As detenções por associação criminosa foram informadas nesta quarta (26) pela 4ª Delegacia Seccional (Norte) via nota divulgada pela Secretaria da Segurança Pública. De acordo com a secretaria, os adolescentes foram encaminhados à Fundação Casa. Um homem permaneceu preso e o outro pagou fiança.

A secretaria também informou que a polícia identificou 12 suspeitos de incendiar um ônibus ontem na avenida Zaki Narchi, também na zona norte e perto da sede do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A polícia bloqueou a via na noite de ontem e aumentou a presença nas ruas da região.

Segundo a secretaria, sete homens seriam os mentores da ação, e cinco jovens teriam executado o crime. A Polícia Civil está à procura dos suspeitos. O delegado Ismael Lopes afirmou à "TV Globo" que o incêndio aconteceu "no embalo" do toque de recolher.