Topo

Esqueleto humano vestido de Papai Noel deve ser enterrado como indigente

Esqueleto vestido de Papai Noel em Itu (SP); polícia recolheu o "adereço" - Reprodução/Twitter/Filipe Saraiva
Esqueleto vestido de Papai Noel em Itu (SP); polícia recolheu o 'adereço' Imagem: Reprodução/Twitter/Filipe Saraiva

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

15/12/2014 18h25

O esqueleto humano vestido de Papai Noel, encontrado no domingo (14) por policiais militares em frente a uma casa no Parque Industrial, em Itu (101 km de SP), deve ser enterrado como indigente. O caso foi registrado pela Polícia Civil da cidade como encontro de ossada e, de acordo com as autoridades, embora até o momento não exista crime, a origem do esqueleto será investigada.

Depois de recolhido por policiais militares, o esqueleto foi enviado ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil, onde passará por perícia para determinar se os ossos são efetivamente humanos. Após a confirmação, os restos mortais serão enterrados como indigente, já que a identificação do corpo não é possível.

A ossada vestida de Papai Noel foi encontrada presa em uma árvore em frente a uma casa. O vendedor José Carlos Júnior, 22, responsável por fantasiar o cadáver, disse que encontrou o modelo na noite de sábado (13), ao retornar para casa.

“O esqueleto estava jogado perto de um contêiner e não tinha a parte debaixo e parte da mão. Mas tinha o crânio, as costelas, o tronco. Acho que por isso jogaram fora”, disse.

Ele levou o esqueleto para casa e, segundo ele, resolveu vesti-lo como Papai Noel para fazer uma crítica ao "consumismo do Natal".

Além disso, instalou luzinhas piscantes na caveira.“As pessoas só querem saber de comprar. O espírito do Natal morreu, Eu já tinha visto caveiras vestidas como Papai Noel, então resolvi fazer a brincadeira”, conta ele, que mora com os pais há cerca de 15 anos no local. Júnior prestou depoimento à polícia e foi liberado.

Os vizinhos de José Carlos Júnior, no entanto, não gostaram da brincadeira e, ao confirmarem que os ossos eram humanos, chamaram a polícia, que foi até o local.

“Esse menino não é muito certo das ideias, então todo mundo ficou ainda mais assustado. Vai saber o que poderia ter ocorrido”, disse uma mulher que mora na mesma rua que o comerciante e pediu para não ser identificada.

Hipótese

De acordo com a polícia, o Parque Industrial, região onde o esqueleto foi encontrado, concentra uma série de escolas de enfermagem, medicina e laboratórios médicos, locais que possuem autorização para uso de esqueletos humanos.

A hipótese levantada é que o exemplar vestido como Papai Noel tenha vindo de um desses locais.