Topo

Rio: motorista de micro-ônibus fura blitz e foge na contramão em Botafogo

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

18/12/2014 12h22

Um motorista de um micro-ônibus irregular tentou fugir pela contramão da rua da Praia de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (18), após furar uma blitz do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários) situada na entrada do Túnel Velho, no sentido Copacabana.

Ao tentar pegar o primeiro retorno da via, o condutor foi interceptado por um carro da Polícia Militar, abandonou o micro-ônibus e fugiu à pé pelas ruas do bairro.

Segundo relato da coordenadora de fiscalização do Detro, major Marli de Sousa, os PMs que perseguiram o motorista em fuga tiveram que sacar armas para que ele parasse o veículo, que foi foi apreendido e levado para o pátio do órgão. A identidade do infrator não foi divulgada.

Marli afirmou que esse foi um dos cinco casos de tentativa de fuga que ocorreram nesta quinta em ações de fiscalização do Detro. "Só hoje, pelo menos cinco tentaram fugir, mas nenhum deles conseguiu. Geralmente, eles abandonam o veículo e saem correndo porque sabem que não vão conseguir ir longe", explicou a policial.

Na Ilha do Governador, zona norte da capital fluminense, também houve tentativas de fuga pela contramão, de acordo com a coordenadora do Detro. "São motoristas que não têm noção de responsabilidade. Na maioria dos casos, são pessoas não habilitadas ou que não estão em dia com o carro", comentou ela.

Desde o começo desta manhã, o Detro apreendeu 83 veículos e autuou quatro motoristas nas zonas sul e norte e no centro do Rio, e na rodoviária de Niterói, na região metropolitana do Estado. Em Niterói, os fiscais apreenderam 42 ônibus.

A abordagem inclui veículos da frota regular e veículos que atuam com o transporte alternativo, tais como vans e kombis. De acordo com o órgão, o objetivo da operação é combater irregularidades na frota intermunicipal. As ações de fiscalização vêm ocorrendo desde a última segunda-feira (15).