Topo

Quatro morrem após raio atingir guarda-sol na Praia Grande; 4 estão feridos

29.dez.2014 - Raio atinge banhistas na Praia do Boqueirão, em Praia Grande (SP); salva-vidas atendem vítimas - Divulgação/Facebook Viver em Santos
29.dez.2014 - Raio atinge banhistas na Praia do Boqueirão, em Praia Grande (SP); salva-vidas atendem vítimas Imagem: Divulgação/Facebook Viver em Santos

Do UOL, em São Paulo

29/12/2014 17h43Atualizada em 30/12/2014 08h34

Quatro pessoas morreram após serem atingidos por um raio na orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo (a 72 km da capital), na tarde desta segunda-feira (29). Outras quatro pessoas também se feriram. Anteriormente, o Corpo de Bombeiros do Guarujá havia informado que eram três feridos. As vítimas se abrigavam em guarda-sois na praia Canto do Forte, procedimento não recomendado nestes casos.

As quatro vítimas fatais eram turistas de São Paulo, sendo dois homens e duas mulheres da mesma família. Segundo a prefeitura de Praia Grande, os mortos são Zenildo Tadeu Vieira, de 69 anos, coronel aposentado da Polícia Militar, e sua mulher, Andrea Boaretto, de 41 anos; Katia Boaretto, sobrinha do casal e grávida de cinco meses; e seu marido, Luciano de Paula Dalessandro.

Após a queda do raio, os guardas salva-vidas realizaram atendimento e encaminharam as vítimas para o pronto-socorro do Hospital Irmã Dulce, a poucos quilômetros da praia. Três turistas --Jovanete Garrido Garcia e as filhas Mariana e Milena Garrido Souza-- sofreram fraturas no maxilar, mas não correm risco de morrer e já foram liberadas, segundo a prefeitura. A comerciante ambulante Regina Célia Freitas Nogueira, 51 anos, está em estado grave e passa por exames.

Após o incidente, os salva-vidas pediram para os demais banhistas deixarem a praia, pois a chuva e a proximidade com o mar aumentam a possibilidade de acidentes com raios --a água é um grande condutor elétrico.

A Praia Grande é um dos locais mais frequentados do litoral sul de São Paulo durante o verão.

Segundo o "Estado de S. Paulo", o temporal que caiu nesta tarde no litoral paulista provocou estragos como a queda do teto de um shopping localizado no bairro do Gonzaga, em Santos. O acidente não deixou feridos. O vento em Santos derrubou árvores e carregou barracas, enquanto banhistas correram para procurar abrigo.

Outros casos

Dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) mostram que em 2014 ocorreram 84 mortes por raios no Brasil.

Em janeiro deste ano, um raio matou uma mulher de 36 anos no Guarujá, no litoral de São Paulo. Em novembro deste ano, um raio matou três pessoas no bairro do Canindé, região central da capital paulista.