Topo

SP ainda tem 219 árvores caídas em vias; 434 caíram desde segunda-feira

Do UOL, em São Paulo

30/12/2014 09h10Atualizada em 30/12/2014 14h52

Centenas de árvores bloqueiam na manhã desta terça-feira (30) ruas e avenidas de São Paulo, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em consequência das chuvas que têm atingido a capital paulista. Por volta das 14h30, 219 árvores ainda não tinham sido removidas das vias, interditando o trânsito. Desde a noite de segunda-feira (29), a prefeitura registrou a queda de 434 árvores na cidade, um recorde --destas 74 caíram na madrugada desta terça-feira (30).

Por volta das 14h30, 70 semáforos não estavam funcionando, 32 por causa da falta de energia provocada pela queda de árvores na rede elétrica.

Ontem, a capital paulista ficou em estado de atenção para enchentes nas cinco regiões. 

Parque do Ibirapuera

O Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, foi totalmente reaberto na manhã de hoje. O parque ficou fechado durante a manhã e parte da tarde de ontem por causa da queda de 25 árvores e foi parcialmente aberto por volta das 15h30.

Segundo a Secretaria Municipal do Verde, as árvores causaram prejuízos ao parque. "Danos materiais foram registrados nos prédios da administração e no setor de eventos do parque. Além disso, postes de iluminação também foram danificados", informou em nota. Foi a primeira vez nos 50 anos do parque que ele foi fechado por causa da queda de árvores. 

Os ventos ali foram de até 96,5 km/h, também houve registro de raios. 

Previsão do tempo

Nesta terça-feira (30), ainda faz calor, mas os termômetros devem ficar em torno dos 30ºC, um pouco mais baixos do que nos dias anteriores. Os percentuais de umidade relativa do ar se elevam um pouco mais e variam entre 48% e 90%. A sensação ainda será de tempo abafado. Entre a tarde e a noite retornam as condições para a formação de áreas de instabilidade, com pancadas de chuva com forte intensidade e acompanhadas de raios. Essa condição é favorável para a formação de alagamentos intransitáveis.

No último dia do ano, o calor continua. O amanhecer será com termômetros na casa dos 21ºC e céu com poucas nuvens. Durante a tarde a temperatura chega aos 32ºC, enquanto as taxas de umidade relativa do ar variam entre 55% e 92%.  As pancadas de chuva, típicas do verão, voltam a ocorrer entre a tarde e o início da noite. Próximo da virada do ano a condição mais provável é que o céu esteja apenas nublado e sem previsão de chuvas.

"Foi uma tragédia anunciada", diz moradora após queda de árvore