Topo

Acabou a folga, é hora de encarar o trânsito; saiba como se preparar

Do UOL, em São Paulo

03/01/2015 06h00

As comemorações de final de ano acabaram. Agora é hora de encarar o trânsito de volta para casa e para a rotina de 2015. O jeito é ter paciência para enfrentar as longas filas de carros que estão previstas para este fim de semana. Fora o sol. A previsão do tempo para São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), é de muito calor com chuvas isoladas. Os termômetros devem variar de 21ºC a 29ºC neste sábado (3).

E, se você não gosta de pegar a estrada no calor, o jeito é esperar até o domingo (4), que deve ser um pouco menos abafado, com mínimas de 20ºC e máximas que não devem superar os 26ºC. Mas as chuvas continuam, conforme aponta o CGE, o que eleva os riscos para formação de alagamentos e deslizamentos de terra em São Paulo, situação que requer atenção redobrada ao volante.

No sábado ou no domingo, seja lá o dia que escolher para dar início ao caminho de volta, o ideal é separar uma boa trilha sonora --para tornar o tempo parado no trânsito um pouco mais agradável--, além de ter em mãos garrafas com água e alguns petiscos para se prevenir da fome ou da sede que podem aparecer durante o percurso.

A recomendação de Henrique Fontenelle, coordenador de Controle Operacional da PRF (Polícia Rodoviária Federal), é que os motoristas planejem a viagem de volta. "É preciso ter em mente mais ou menos o tempo da viagem, o percurso a se fazer, quais as paradas e até se anteceder aos possíveis imprevistos", disse ele, que classifica esse planejamento como uma "garantia de segurança".

Fontenelle também orienta que os motoristas não tenham pressa de chegar ao destino final. "Não tente recuperar o tempo perdido nos congestionamentos excedendo o limite de velocidade nas vias livres, tampouco fazendo ultrapassagens proibidas ou mesmo arriscadas", acrescenta ele, que cita que as colisões frontais --que geralmente ocorrem nas ultrapassagens-- são a maior causa de acidentes graves e com mortes no trânsito.

"Evite dirigir durante a noite. Não beba antes de pegar a estrada e só pegue no volante caso se sinta em plenas condições de dirigir. Por isso descanse bem antes de encarar essa longa viagem. E, em caso de sono, não pense duas vezes e pare em um lugar seguro para esticar as pernas e até tirar um cochilo", afirma o coordenador da PRF.

Outras dicas que até parecem ser batidas, mas que são essenciais para garantir a chegada ao destino, são aquelas relacionadas à revisão do veículo. Garanta que seu veículo tenha combustível suficiente e lembre-se de que congestionamentos exigem mais dos carros, que acabam consumindo mais gasolina ou etanol. Mesmo cuidado deve ser dado à água no radiador e à calibragem dos pneus.

"Assegure ainda que todos os itens de segurança do automóvel estejam em pleno funcionamento, a começar pelo triângulo, estepe, farol e limpador de para-brisa", aponta Fontenelle, que também reforça a necessidade do uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para as crianças. Aperte os cintos e boa viagem!