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Trem para e passageiros são obrigados a caminhar sobre os trilhos no Rio

Passageiros desembarcando do trem e caminham sobre os trilhos até a estação - Reprodução/TV Globo
Passageiros desembarcando do trem e caminham sobre os trilhos até a estação Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, no Rio

12/01/2015 08h54

Um trem da SuperVia, concessionária responsável pelo transporte ferroviário no Rio de Janeiro, apresentou um problema técnico e parou perto da estação Inhoaíba, na zona oeste da capital fluminense, na manhã desta segunda-feira (12). Os passageiros tiveram que desembarcar no meio da via e caminhar sobre os trilhos até a estação. Agentes da concessionária foram obrigados a improvisar duas escadas para que os usuários conseguissem chegar à plataforma.

A composição seguia no ramal Santa Cruz em direção à estação Central do Brasil, no centro da cidade, e parou em razão de uma falha no equipamento que liga o trem à rede elétrica que o movimenta. Os técnicos da SuperVia fazem reparos no local.

No trecho entre as estações Paciência e Benjamin do Monte, os trens circulam por apenas uma linha, o que obriga as composições a aguardarem ordem para seguir e, consequentemente, atrasa as viagens.

Histórico de problemas

Na semana passada, dois trens da SuperVia colidiram em uma estação da Baixada Fluminense, deixando mais de 200 feridos. O choque envolveu um trem que estava em movimento e outro, parado na plataforma, que acabou sendo atingido na traseira. A Polícia Civil está investigando a causa do acidente.

No sábado (10), reportagem do UOL mostrou que os problemas com os trens da SuperVia resultaram, em 2014, na abertura de 64 boletins de ocorrência no âmbito da agência reguladora de transportes do Estado do Rio, a Agetransp.

A média é de mais de um problema por semana no período de janeiro a dezembro, o que inclui descarrilamentos, atropelamentos, colisões, falhas técnicas e operacionais, interrupções do serviço, entre outros. Somente no ano passado, a concessionária recebeu multas cujos valores somados ultrapassam os R$ 25 milhões.

Em três anos, foram 223 boletins de ocorrência abertos pela Agetransp em razão de problemas com os trens. Isso quer dizer que, a cada cinco dias, os passageiros da Supervia sofrem com algum tipo de transtorno.

Na comparação com os anos anteriores, porém, as informações da Agetransp mostram que houve, em 2014, uma queda no número de ocorrências. Em 2013, a agência reguladora abriu 87 boletins de ocorrência, isto é, 23 a menos em relação ao ano passado. Já em 2012, a Agetransp abriu 72 boletins de ocorrência. (Com informações da Agência Brasil)