Topo

Procon do Rio processa BRT por acidentes que deixaram 150 pessoas feridas

Do UOL, no Rio

14/01/2015 21h12

O Procon do Estado do Rio de Janeiro instaurou nesta quarta-feira (11) um processo administrativo contra o Consórcio BRT por conta de acidentes envolvendo veículos do sistema, na última terça (13), que deixaram 150 pessoas feridas.

O BRT Transoeste é um corredor expresso de ônibus que vai da Barra da Tijuca a Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense.

A primeira colisão ocorreu por volta das 7h30 de terça, na estação Cetex, quando dois ônibus bateram, deixando 120 feridos. As vítimas foram levadas pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Pouco antes das 8h, houve outra batida de ônibus, na estação Pontal, em que 30 pessoas ficaram feridas. Não houve vítimas graves.

O consórcio foi intimado pelo Procon a apresentar sua defesa em um prazo de 15 dias após a notificação. Ao fim da apuração, a concessionária poderá ser multada. O valor vai ser calculado a partir do relatório econômico com base na receita bruta da concessionária nos últimos três meses.

A polícia investiga se um motorista do BRT provocou um dos acidentes porque usava o celular no momento do choque. Passageiros ouvidos pela polícia disseram que o condutor perdeu o controle do veículo porque falava no telefone.

Investigadores ainda apuram se o acidente aconteceu por distração do motorista ou por problema no freio.

A assessoria do Consórcio BRT disse aguardar a conclusão da perícia, que determinará as causas dos acidentes.