Topo

Elevação da demanda obrigou corte de energia, diz ONS; leia íntegra da nota

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 18h46

O ONS (Operador Nacional do Sistema) informou nesta segunda-feira (19) que ordenou o corte de luz seletivo por causa da alta da demanda. Segundo o ONS,  mesmo com folga de geração no SIN (Sistema Interligado Nacional), "restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica".

O apagão afetou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Alagoas e o Distrito Federal. Internautas também relataram falta de energia em Rondônia, nas cidades de Ji-Paraná e Espigão do Oeste.

Concessionárias afirmaram que o corte ocorreu em locais não prioritários, evitando hospitais e indústrias, por exemplo.

O corte seletivo de carga ocorreu dentro do Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágio, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema, informou a CPFL, concessionária que atende áreas do interior paulista e do Rio Grande do Sul.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que vai aguardar o relatório do ONS para fiscalizar o caso e atribuir responsabilidades. 

São Paulo

Na capital paulista, a energia caiu por volta de 15h em bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, na região Central; Pinheiros e Jardins, na zona oeste; e Vila Mariana, na zona sul. A energia foi restabelecida por volta de 15h45.

O apagão afetou a circulação de trens do Metrô. A linha 4-amarela parou de funcionar por volta de 15h, segundo relatos de passageiros. As estações Luz e República foram fechadas. Passageiros que não conseguiram embarcar pediram reembolso ao Metrô e procuraram outras formas de se deslocar. A operação da linha voltou ao normal por volta de 16h30. A linha 3-vermelha também funcionou com velocidade reduzida no período da tarde.

Na Grande São Paulo, faltou luz em municípios como Barueri, Embu das Artes e na região do ABC. Internautas do interior paulista relataram problemas em Campinas, Jundiaí e Ribeirão Preto.

A AES Eletropaulo informou que a redução de 700 megawatts determinada pelo ONS representa 10% da carga distribuída pela empresa.

Rio

No Rio de Janeiro, usuários relataram em redes sociais falta de luz nos bairros do Tanque, Jacarepaguá e Praça Seca, na zona oeste, e Cordovil, na zona norte. Houve informes de queda de energia também em São Gonçalo, na região metropolitana, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

No sul do Estado, a usina nuclear de Angra 1 foi desligada. A Eletronuclear informou que o desligamento aconteceu de forma automática às 14h49 por causa de uma "forte queda na frequência do Sistema Interligado Nacional (SIN)".

Veja a íntegra da nota do ONS:

No dia 19 de janeiro, a partir das 14h55, mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN), restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica.

Na sequência, ocorreu a perda de unidades geradoras nas usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul); totalizando 2.200 MW. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz.

Visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema.

A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada. Amanhã, dia 20 de janeiro de 2015, às 14h30, no Rio de Janeiro, o ONS se reunirá com os agentes
envolvidos para analisar a ocorrência. 

Faltou luz onde você está? Mande para o UOL o seu depoimento. Envie o seu relato em texto, foto ou vídeo via Whatsapp (11) 97500-1925, pelo email vcmandanoticias@uol.com.br ou na área de comentários abaixo.