Topo

Aeronautas decidem suspender paralisações

Aeronautas pararam por uma hora nesta quinta-feira (22) - Hanrrikson de Andrade/UOL
Aeronautas pararam por uma hora nesta quinta-feira (22) Imagem: Hanrrikson de Andrade/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/01/2015 19h24

Em assembleias realizadas na tarde desta quinta-feira (22), a categoria dos aeronautas (pilotos e comissários) decidiu suspender temporariamente a continuação das paralisações pontuais, que tiveram início hoje, com o interrompimento das decolagens em todo o país das 6h às 7h. As assembleias foram realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas (SP) e Belém.

Uma audiência de conciliação entre o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) e o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) está marcada para esta sexta-feira, às 14h, em Brasília, no TST (Tribunal Superior do Trabalho), com intermediação do vice presidente da corte, ministro Ives Gandra.

“Com essa demonstração de força já feita nas paralisações de hoje, a categoria entendeu por bem, já que houve a entrada do TST na negociação, suspender o movimento e aguardar os trâmites legais. Temos a expectativa de chegar a um consenso o quanto antes”, afirma o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Rodrigo Spader.

A greve havia sido definida após o fim nas negociações da renovação da convenção coletiva de trabalho, que começaram em outubro do ano passado e não avançaram.

Entre os pedidos da categoria, estão a ampliação do número de folgas (inferior ao praticado nas legislações mais avançadas ao redor do mundo), a limitação das madrugadas consecutivas em trabalho e de tempo em solo entre as programações.

Na questão econômica, o pedido inicial de 11% foi reduzido para 8,5% de reajuste, tomando como base diversos indicadores positivos para a indústria da aviação. Porém a proposta patronal não passou de 6,5%, apenas 0,17% acima do INPC — ou seja, sem ganho real significativo.

Pilotos relatam carga de trabalho excessiva