Topo

Acusado de atacar grupo com lâmpadas em SP tem prisão preventiva decretada

Câmeras de vídeo registraram o ataque com lâmpadas na calçada da Paulista em 2010 - Reprodução de TV
Câmeras de vídeo registraram o ataque com lâmpadas na calçada da Paulista em 2010 Imagem: Reprodução de TV

Do UOL, no Rio

30/01/2015 15h18Atualizada em 31/01/2015 12h12

A 1ª Vara do Júri do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) decretou a prisão preventiva de Jonathan Lauton Domingues, acusado de atacar um grupo de jovens na avenida Paulista, região central, quando as vítimas saíam de uma balada. O crime, que ocorreu em novembro de 2010, teria sido motivado por homofobia, de acordo com a denúncia do Ministério Público. Para golpear as vítimas, o réu utilizou lâmpadas fluorescentes.

A Divisão de Capturas foi notificada sobre a decisão judicial no dia 19 de janeiro. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que, desde então, equipes da delegacia especializada realizam buscas para localizar o criminoso e cumprir o mandado de prisão. Segundo a 1ª Vara do Júri do TJ-SP, Domingues ainda não tem advogado constituído.

Em novembro do ano passado, reportagem do UOL mostrou que uma das vítimas, Luis Alberto Betonio, ainda vive o trauma provocado pela agressão. Ele abandonou o curso de jornalismo, porque tem medo de sair na rua e sofrer um novo ataque. Os adolescentes cometeram outros crimes em 14 de novembro de 2010. Ao menos parte dos atos estaria relacionada à intolerância contra homossexuais.

"Minha vida mudou completamente. Precisei fazer muitas sessões com psicólogos, inclusive com acompanhamento médico em razão dos remédios fortes. Ainda tenho acompanhamento psicológico em razão das frequentes recaídas", afirmou Betonio.

Às 6h daquele 14 de novembro, um domingo, Betonio caminhava com dois amigos pela avenida Paulista. Eles voltavam de uma balada. Domingues, à época com 19 anos, e quatro adolescentes andavam no sentido contrário da calçada. Um dos jovens carregava duas lâmpadas fluorescentes. Ao passar pelo trio, ele usou uma delas para atingir Betonio na cabeça. Em seguida, utilizou a outra para agredi-lo pelas costas.

O agredido reagiu, mas foi imobilizado por Jonathan Domingues e passou a ser espancado pelos demais. Chegou a ficar desacordado. Seguranças de prédios vizinhos correram em direção ao grupo para interromper a violência, e os adolescentes fugiram. Câmeras de um edifício registraram o início do ataque.